Um FMX por controle remoto!
Andrade Gutierrez, Volvo e ACR desenvolvem o Caminhão 4.ZERO para atuar em áreas de risco

Uma novidade bem bacana no mercado de mineração. A Andrade Gutierrez, Volvo e ACR se uniram para desenvolver um caminhão controlado por radio controle. Com o nome de Caminhão 4.ZERO, o FMX 460 6×4 dispensa a necessidade do motorista, uma vez que combina todo o sistema de direção a uma mecânica integrada e conectada em rede. Na cabine de operação, o controlador pode comandar o equipamento a até 2 km de distância por meio de um rádio controle com acionamento por joystick.

Com capacidade para 42 toneladas, o FMX sai equipado com o sistema de direção VDS (Volvo Dynamic Steering), uma tecnologia que traz diversas funcionalidades. Já o rádio controle é desenvolvido pela HBC Radiomatic, empresa alemã líder mundial em sistemas de transmissão via rádio, comercializado exclusivamente pela ACR no Brasil. A operação fica por conta da Andrade Gutierrez, que consolidou o projeto com as empresas parceiras para trazer mais segurança e qualidade em suas entregas nas áreas de mineração, como obras de descomissionamento de barragens, e de construção pesada.  

Maior risco

O equipamento vai atuar em empreendimentos com maior risco à segurança em suas atividades e é importante para agilizar e qualificar entregas em projetos estratégicos para a economia do país, como descomissionamento de barreiras e escavações pesadas. Uma das vantagens é que ele permite a alternância imediata entre operação tripulada ou remota, mantendo todas as funcionalidades e sem nenhuma necessidade de adequações mecânicas. No modo não tripulado, o caminhão só pode ser operado em áreas confinadas, sem pedestres. Outra característica relevante é que o operador pode ajustar os modos de direção – rápida ou lenta – conforme a sensibilidade necessária. Além disso, a caixa de câmbio automatizada da Volvo (I-Shift) facilita a condução remota, aumenta a capacidade de tração e garante mais segurança.   

 “Este é mais um projeto que surge da determinação da AG de entregar serviços de excelência ao mercado brasileiro de infraestrutura e mineração. Apoiados na Engenharia 4.0, estamos sempre buscando soluções inovadoras e identificamos uma grande oportunidade para contribuir com o desenvolvimento do setor. O uso desse caminhão em nossos serviços nos levará a melhores resultados em operações de transporte de materiais, diminuindo o risco e trazendo confiabilidade e segurança.”, destaca o presidente da Andrade Gutierrez Engenharia, João Martins.

“É o primeiro caminhão que sai direto da linha de produção preparado para atuar via controle remoto. O grande salto tecnológico desta solução está no VDS (Volvo Dynamic Steering), um avançadíssimo sistema de direção criado pela marca, que é totalmente integrado ao veículo e controla a condução com alta precisão. Não é preciso instalar sensores ou atuadores paralelos. Motor, transmissão, freios, direção VDS, tudo é original, o que garante mais segurança e disponibilidade ao veículo”, afirma Jeseniel Valério, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
TRC agradece!

TRC agradece!

Governo anuncia ampliação de 31% nos investimentos e no TRC paranaense

Na conquista do Brasil!

Na conquista do Brasil!

Scania lança G460 Xgás com autonomia de 650 km para composições de 9 eixos

Volare Fly 10 é 100!

Volare Fly 10 é 100!

Alexandre Turismo amplia frota para 100 veículos e celebra com Volare Fly 10

+ categorias