Treinar para jogar bem!
Allison realiza treinamento para motoristas e mecânicos da EcoUrbis

A Allison Transmission concluiu recentemente mais um treinamento para clientes finais na EcoUrbis Ambiental. Das bases Leste e Sul do cliente, 308 motoristas e 28 mecânicos/eletricistas receberam ensinamentos teóricos e práticos. Nas várias seções de capacitação que foram realizadas, os funcionários da empresa receberam instruções detalhadas sobre como operar no dia a dia e de como proceder a correta manutenção das transmissões Allison da Série 3000™ que estão instaladas nos caminhões Mercedes-Benz Atego 1729 e Volkswagen Compactor 17260, que a EcoUrbis Ambiental mantém em atividade na coleta de lixo domiciliar em São Paulo.

“Como nossa frota foi recentemente atualizada a partir das antigas transmissões manuais, nossos motoristas não tinham experiência com transmissões totalmente automáticas. O conteúdo ministrado pelos representantes da Allison, tanto na teoria quanto na prática, foi fundamental para aprimorar a expertise dos nossos motoristas”, afirma Marcelo Balsani, Coordenador de Planejamento Operacional e Treinamento da EcoUrbis Ambiental.

A receptividade do treinamento entre os motoristas foi a melhor possível, com elogios para a equipe Allison que esteve na EcoUrbis por vários meses. “No início, como em qualquer mudança significativa, havia um certo medo. No entanto, hoje, com certeza, a maioria dos motoristas prefere as transmissões automáticas. Também temos a expectativa de que haverá uma redução nas quebras dos veículos devido a uma maior assertividade na condução dos caminhões, além da redução no consumo de combustível e dos menores custos de manutenção”, disse Balsani.

O programa de treinamento para motoristas e mecânicos inclui uma apresentação teórica explicando o conceito básico de como funcionam as transmissões automáticas, incluindo sua construção, seus controles eletrônicos, o sistema de engrenagens planetárias e o conversor de torque. Na sequência, os participantes aprendem como operar a seletora de marchas, como interpretar as informações que são apresentadas no display digital da seletora e como dirigir para obter o desempenho ideal do veículo. Por fim, eles passam para a aplicação do treinamento na vida real, onde os participantes percorrem uma rota pré-determinada monitorada por um instrutor, que orienta os participantes sobre como proceder em vários cenários e como reduzir os custos de manutenção dos freios e do trem de força.

“O treinamento foi bastante útil para atender às nossas necessidades. Foi essencial para os nossos colaboradores, para quem as transmissões automáticas eram uma grande novidade. Esses 110 caminhões, entre Mercedes-Benz e Volkswagen, foram os primeiros veículos totalmente automáticos da nossa frota”, disse Cledson Valmir da Silva, Supervisor de Manutenção da EcoUrbis Ambiental.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Mais desafios!

Mais desafios!

Setor de transportes se destaca no PIB em 2023, mas enfrenta desafios para o ano seguinte

Projetos aprovados!

Projetos aprovados!

Tribunal de Contas da União aprova projetos de concessão das rodovias BR-381/MG e BR-040/MG/GO

+ categorias