Para descarbonizar o transporte, a Volvo Trucks já oferece na Europa e Estados Unidos caminhões elétricos a bateria. E até o fim desta década mais uma opção neutra em CO2 estará disponível: caminhões elétricos a célula de combustível movidas a hidrogênio.
“Estamos desenvolvendo essa tecnologia há anos e é ótimo ver os primeiros veículos chegando com sucesso à pista de testes. A combinação de caminhões elétricos a bateria e caminhões elétricos a célula de combustível permitirá que nossos clientes eliminem completamente as emissões de CO2 de seus caminhões, independentemente do tipo de operação de transporte,” diz Roger Alm, presidente da Volvo Trucks.
Os caminhões elétricos à célula de combustível terão uma autonomia comparável a de muitos caminhões a diesel – até 1.000 km – e um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos. As duas células de combustível têm a capacidade de gerar 300 kW de eletricidade a bordo. Os testes com clientes em operações reais começarão em alguns anos e a comercialização na Europa está prevista ainda para década.
“Caminhões elétricos movidos a hidrogênio são adequados para longas distâncias e aplicações pesadas e com alta demanda de energia. Eles também podem ser uma opção em países onde as possibilidades de recarga de bateria são ainda limitadas,” diz Roger Alm.
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