Um “bitelo” a hidrogênio!
Volvo CE inicia testes com protótipo de caminhão articulado a hidrogênio

A Volvo CE tem acelerado seu trabalho em fontes de energia sustentáveis, atuando de acordo com o compromisso com Metas Baseadas em Ciência (SBTi). O objetivo é atingir zero emissões líquidas de gases do efeito estufa até 2040, dentro de toda a cadeia, impulsionando a transformação do setor rumo à neutralidade em carbono.

Dentro dessa jornada, a empresa desenvolveu um protótipo de caminhão articulado, o Volvo HX04, com células de combustível de hidrogênio, livre de emissões. Além de já ofertar máquinas elétricas à bateria (a Volvo CE oferece o maior portfólio elétrico do setor), também direciona esforços para explorar o potencial de eletrificação através dessa outra tecnologia. Os resultados fornecerão informações sobre as possibilidades oferecidas pelas células de combustível à medida em que a Volvo CE dá continuidade à pesquisa para seus futuros programas de desenvolvimento de produto.

“Fomos os inventores do primeiro caminhão articulado do mundo há mais de 55 anos. Agora temos a satisfação de novamente impulsionar a mudança com este caminhão movido a células de combustível. Embora ainda seja um protótipo, esta inovação fornecerá informações valiosas sobre as oportunidades do hidrogênio na transformação energética, juntamente com as demais soluções de bateria elétrica. Acreditamos que, ao explorar múltiplas tecnologias, podemos criar um caminho melhor rumo à descarbonização do setor da construção”, diz Carolina Diez Ferrer, diretora dos programas de engenharia avançada na Volvo CE.

Parcerias

O Volvo HX04 é resultado de um projeto de pesquisa realizado entre 2018 e 2022. O protótipo conta com financiamento do FFI, uma colaboração nacional entre a Vinnova, Agência Sueca de Inovação; Swedish Energy Agency, Agência Sueca de Energia; e o Swedish Transport Administration, Departamento Sueco de Transporte. A ação consiste em um apoio à pesquisa, inovação e desenvolvimento estratégico em veículos sustentáveis. As parcerias incluem ainda o RISE, Institutos de Pesquisa da Suécia, além da PowerCell Sweden, uma incubadora de soluções de energia a hidrogênio baseada em células de combustível.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Foton vendendo!

Foton vendendo!

Foton fecha importantes negócios na Expointer 2024. Montadora vendeu 10 caminhões no evento

Roubo aqui não!

Roubo aqui não!

Com roubo de cargas em alta, startup de serviços tecnológicos quer faturar R$ 84 milhões em 2024

Fique estável GNV!

Fique estável GNV!

Preço do GNV no Sudeste encerra o mês de agosto com alta de 3,24%, aponta a Edenred Ticket Log

+ categorias