Meritor com nova linha!
Meritor inaugura nova linha de diferenciais em Osasco

A Meritor inaugurou no primeiro semestre deste ano a nova linha MDC – Montagem de Diferenciais em Células -, consolidando mais uma etapa do processo de modernização da fábrica de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, que tem por foco total integração entre manufatura, engenharia de produtos e produção. A partir da renovação dos equipamentos e da automatização dos processos de manufatura, a empresa vem conquistando ganhos expressivos de eficiência, qualidade e segurança.  

Fruto de um investimento da ordem de US$ 1 milhão, a nova linha MDC é dividida em três células: pínhão, coroa e circuito de prateleiras. A montagem dos diferenciais – o mais importante componente dos eixos que a empresa fornece aos fabricantes de veículos pesados – passou a ser feita em paleteiras e não mais em bancadas.

“São quatro paleteiras equipadas com baterias de lítio que carregam em apenas uma hora dentro da própria linha, sem emissão de CO2”, informa o gerente do projeto, Guilherme Camillo, lembrando que esse processo pode ser feito, por exemplo, durante a hora do almoço. “Com os novos equipamentos, aposentamos as baterias de chumbo/aço que, além de serem poluentes, levavam 8 horas para carregar e idêntico período para descansar”.

E as novidades da Meritor no complexo industrial de Osasco não param por aí. As peças, antes embaladas uma a uma, agora chegam em kits e o sistema de montagem dos diferenciais passou a ser feito automaticamente por prensagem, substituindo processo que envolvia aquecimento das peças. Outra inovação é a tecnologia PF 6000, que a partir de um único painel controla uma ferramenta de aperto cabeada e até seis ferramentas wi-fi.

De acordo com Camillo, todas essas mudanças propiciaram ganhos significativos de qualidade: “Na linha nova tem menos manuseio, o processo todo é mais seguro e mais flexível. Com a introdução dos kits, por exemplo, a montagem é mais rápida, porque o operador não precisa ficar buscando peça a peça, e o risco de erros é reduzido drasticamente”.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

+ dessa categoria
Repasse importante!

Repasse importante!

CCR AutoBAn repassou R$ 65 milhões para municípios da região no primeiro semestre

+ categorias