Meritor com nova linha!
Meritor inaugura nova linha de diferenciais em Osasco

A Meritor inaugurou no primeiro semestre deste ano a nova linha MDC – Montagem de Diferenciais em Células -, consolidando mais uma etapa do processo de modernização da fábrica de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, que tem por foco total integração entre manufatura, engenharia de produtos e produção. A partir da renovação dos equipamentos e da automatização dos processos de manufatura, a empresa vem conquistando ganhos expressivos de eficiência, qualidade e segurança.  

Fruto de um investimento da ordem de US$ 1 milhão, a nova linha MDC é dividida em três células: pínhão, coroa e circuito de prateleiras. A montagem dos diferenciais – o mais importante componente dos eixos que a empresa fornece aos fabricantes de veículos pesados – passou a ser feita em paleteiras e não mais em bancadas.

“São quatro paleteiras equipadas com baterias de lítio que carregam em apenas uma hora dentro da própria linha, sem emissão de CO2”, informa o gerente do projeto, Guilherme Camillo, lembrando que esse processo pode ser feito, por exemplo, durante a hora do almoço. “Com os novos equipamentos, aposentamos as baterias de chumbo/aço que, além de serem poluentes, levavam 8 horas para carregar e idêntico período para descansar”.

E as novidades da Meritor no complexo industrial de Osasco não param por aí. As peças, antes embaladas uma a uma, agora chegam em kits e o sistema de montagem dos diferenciais passou a ser feito automaticamente por prensagem, substituindo processo que envolvia aquecimento das peças. Outra inovação é a tecnologia PF 6000, que a partir de um único painel controla uma ferramenta de aperto cabeada e até seis ferramentas wi-fi.

De acordo com Camillo, todas essas mudanças propiciaram ganhos significativos de qualidade: “Na linha nova tem menos manuseio, o processo todo é mais seguro e mais flexível. Com a introdução dos kits, por exemplo, a montagem é mais rápida, porque o operador não precisa ficar buscando peça a peça, e o risco de erros é reduzido drasticamente”.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Novas tarifas!

Novas tarifas!

Tarifas de linhas semiurbanas de diversas regiões do país são atualizadas

Quase real!

Quase real!

Honeywell melhora sua experiência de treinamento industrial com tecnologia de realidade aumentada

+ categorias