A Scania não brinca quando o assunto é sustentabilidade. Claro que ainda faltam alguns meses para o início da fase Proconve P8 no Brasil mas a montadora já fez o lançamento da sua nova geração de ônibus para atender a legislação.
De acordo com a marca, trata-se do melhor ônibus Scania de todos os tempos, em termos de produtos, serviços, eficiência energética, tecnologias avançadas e viáveis, visando a rentabilidade na gestão da operação.
A nova linha, que contempla os modelos da Série K (motor traseiro) tem novidades boas que enumeramos: motores com sistema de injeção múltipla XPI e lay shaft brake (troca de marchas 45% mais rápidas), evolução do sistema de segurança ADAS e novos sensores (alertas de ponto cego e de pedestres), atualizações das caixas de câmbio Scania Opticruise (rodoviários) e ZF EcoLife 2 (urbanos), chassi mais leve, novo eixo traseiro direcional do urbano de 15 metros com sistema eletro-hidráulico, rodoviário 8×2 com 500cv (maior potência do mercado) e área do motorista redesenhada e aprimorada (painel, volante e pedais).
Já em serviços, a Scania traz a pioneira manutenção com planos flexíveis (redução no custo de reparos em até 25%), o Control Tower (até 30% de diminuição no tempo de parada) e o Scania Zone (monitoramento mais personalizado da frota e que permite controlar a média de velocidade em trechos críticos).
“Os novos modelos estarão disponíveis numa vasta gama de trens de força e vão proporcionar até 8% de economia de combustível em ônibus rodoviários – sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 1% da caixa automatizada Scania Opticruise –, e de até 10% nos urbanos, sendo 7% do motor XPI Euro 6 e 3% da caixa automática ZF EcoLife 2. Além de baixos níveis de emissões e de ruídos”, diz Celso Mendonça, gerente de Vendas de Soluções de Mobilidade da Scania no Brasil.
A montadora não revelou quem já realizou compras mas é certo que em janeiro inicia a produção e entrega dos primeiros modelos.
0 comentários