ZF firme e forte!
ZF se mantém firme em um ambiente desafiador

No primeiro semestre de 2022, a ZF se manteve firme em um ambiente de mercado globalmente desafiador e volátil. Nos primeiros seis meses deste ano, a empresa alcançou vendas de € 21,2 bilhões (2021: € 19,3 bilhões), um aumento de 10% acima do período do ano anterior. O EBIT ajustado totalizou € 851 milhões (2021: € 1,0 bilhão), equivalente a uma margem EBIT ajustado de 4,0% (2021: 5,2%).

“O primeiro semestre do ano foi marcado por muitas incertezas e influências externas. Nós, como equipe da ZF, as dominamos bem – principalmente com base na experiência adquirida nos últimos dois anos de crise”, disse Wolf-Henning Scheider, CEO do Grupo ZF, ao apresentar os números semestrais nesta quarta-feira, 03/08. “A guerra na Ucrânia, os bloqueios relacionados à pandemia na China, a disponibilidade limitada de semicondutores e a inflação significativa afetaram nossos negócios. Nosso foco é encontrar o equilíbrio certo entre as expectativas de nossos clientes e a nossa meta de ganhos, garantindo investimentos contínuos em tecnologias futuras”.

Índices financeiros estáveis

De janeiro a junho de 2022, a empresa de tecnologia gerou vendas de € 21,2 bilhões (2021: € 19,3 bilhões), representando um aumento de cerca de 10% (5% ajustado para efeitos cambiais) em comparação com o mesmo período do ano anterior. A produção mundial de veículos diminuiu durante esse período de 2022, com queda de 2% no segmento de carros de passeio e 28% no segmento de veículos comerciais em relação ao ano anterior.

A empresa reportou um EBIT ajustado de € 851 milhões (2021: € 1,0 bilhão). Isso corresponde a uma margem EBIT ajustada de 4,0% (2021: 5,2%). O fluxo de caixa livre ajustado totalizou € 630 milhões negativos (2021: menos € 186 milhões), o que é impulsionado principalmente pelo estoque de segurança que é influenciado pelos efeitos cambiais e pelo aumento de preços dos materiais.

“Em um ambiente de mercado fraco e volátil, demonstramos estabilidade e perseverança em nosso desempenho”, disse o CFO da ZF, Dr. Konstantin Sauer. “Os desafios não vão diminuir no segundo semestre do ano, mas estamos confiantes de que continuaremos no caminho certo, por meio de conscientização de custos, mitigação consistente e contínua dos efeitos inflacionários e gestão ativa de nossos estoques. Estamos de olho em nossas metas financeiras anuais”.

À luz dos desenvolvimentos até o momento e das perspectivas para os próximos meses, a ZF mantém sua perspectiva para o ano inteiro, que permanecerá inalterada. A empresa espera um crescimento moderado nas vendas do Grupo em 2022, com um volume superior a € 40 bilhões pela primeira vez. A ZF prevê uma margem EBIT ajustada na faixa de 4,5 a 5,5% e fluxo de caixa livre ajustado entre € 1,0 bilhão e € 1,5 bilhão.

A perspectiva ainda vem com uma ressalva, pois a ZF espera influências negativas contínuas de problemas em andamento (inflação, guerra na Ucrânia, disponibilidade limitada de semicondutores e novos surtos da pandemia de Covid-19). Possíveis paralisações no fornecimento de gás na Alemanha e na Europa também podem impactar os negócios no segundo semestre deste ano. A empresa está se preparando para esse cenário. “Estamos reforçando as medidas já em vigor para reduzir ainda mais nosso consumo de energia, conforme refletido em nossa estratégia de sustentabilidade”, enfatizou o CEO Scheider.

A ZF fortaleceu ainda mais sua base de capital: o índice de patrimônio aumentou de 18,6% no final de 2021 para cerca de 24% em 30 de junho de 2022. Além disso, a empresa aumentou sua linha de crédito rotativo existente (RCF) de € 3 bilhões para € 3,5 bilhões, garantindo condições de financiamento atraentes, de longo prazo e previsíveis um ano antes do vencimento. Ao expandir simultaneamente o grupo de core banks, a ZF reforça sua forte posição no mercado de capitais.

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