Arocs é pedra, terra, rocha e cascalho na Cattegran!
Arocs da Mercedes-Benz domina a jazida de granito da Cattegran no ES e ainda traz economia de combustível

Transporte bruto, pesado e que exige ainda muita segurança. Assim é o dia a dia de uma mineradora, seja de cobre, minério de ferro, carvão etc. O entra e sai de caminhões carregados muitas vezes com mais de 50 toneladas no lombo não é tarefa fácil. Os veículos precisam ser robustos, tecnológicos, terem segurança. Os motoristas necessitam de treinamento especial. Afinal, qualquer erro nesse habitat pode ser fatal.

Então, a Cattegran Granitos Brasil, localizada no norte do Espirito Santo, em Governador Lindenberg, não pensou duas vezes em adquirir o recém chegado Arocs da Mercedes-Benz. Já falado por aqui em nossos vídeos, matérias nas páginas da Rede do Transporte, o bruto é realmente desenvolvido para sofrer. Com PBT de 58 toneladas e CMT de 150 toneladas, esse 8×4 está fazendo bonito. Afinal, são cerca de 300 unidades já comercializadas desde seu lançamento no segundo semestre do ano passado.

Mas, voltando à Cattegran, a empresa comprou quatro unidades há cerca de três meses e eles realizam o transporte de terra, cascalho, terra molhada e rochas de até 3 m³ dentro das duas zonas de extração. Estão equipados com básculas de 22 m³. E desde que se iniciaram as operações, todos da empresa  estão se “derretendo” pelo veículo. A começar pela economia de diesel nesse período se comparado com o Actros que dantes realizada a mesma tarefa.

“Após os primeiros meses de operação, já chegamos até 15% de redução no consumo de combustível, em comparação com o Actros 8×4, que trocamos nessa renovação de frota. Nos surpreendeu positivamente, assim como também a velocidade operacional que alcançamos com o Arocs, que saltou de 4 para 9 km/h”, coloca Renan Catelan Filho, CEO da empresa.

Brutos transportam em cada das muitas viagens pela jazida 48 ton de pedra, rocha, terra e cascalhos

A produção média da Cattegran é de aproximadamente 40.000 metros cúbicos de granito por ano, que são transformados em blocos e comercializados para indústrias de todo o Brasil, principalmente do Espírito Santo. A capacidade da empresa é de produção de 400 blocos por mês, que variam de 5 a 12 metros cúbicos de tamanho.

Aprovado pelos motoristas

E quem opera os brutos? Por lá, conversamos e pudemos presenciar que os motoristas estão muito satisfeitos com eles. Destacaram a cabina mais moderna, prática e funcional, que traz uma maior amplitude visual da operação, e com a excelente ergonomia. O sistema de freio eletrônico (EBS), a função Hold, além do freio de estacionamento eletrônico com ativação automática ao abrir a porta com o veículo parado foram também muito elogiados.

“O sucesso do Arocs nas severas operações da Cattegran reafirma que nosso gigante off-road está entregando o que foi prometido em seu lançamento no final do ano passado, especialmente economia e produtividade, como constata o nosso cliente capixaba, que é líder no setor de granitos”, diz orgulhosos Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

E um ponto importante nessa operação é o pós vendas. Claro, porque em momento algum o veículo pode parar certo? Então para saber mais e principalmente como a Cattegran está trabalhando isso, vai lá no nosso podcast, aí no site mesmo que falamos tudo para vocês em uma conversa bacana com o Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil.

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