Discussão mais que necessária!
Conferência de Tarifas discute a defasagem do frete e a política de preços para o transporte de cargas

A 12ª edição da Conferência de Tarifas foi realizada na manhã do ultimo dia 16 de agosto, na sede do SETCESP. Cerca de 180 pessoas, entre empresários, especialistas e executivos do setor de transporte, compareceram ao evento que também abordou os assuntos discutidos no CONET (Conselho Nacional de Estudos em Transportes, Custos, Tarifas e Mercado).

Na abertura do evento, o presidente do conselho superior e de administração do SETCESP, Adriano Depentor, o vice-presidente da FETCESP e presidente do SINDICAMP, José Alberto Panzan, e o presidente da NTC&Logística, Francisco Pelúcio, discorreram sobre a importância da Conferência.

“Um dia de grandes palestras, que são os assuntos e as dores que afligem o nosso setor. Tivemos o CONET e vamos divulgar os resultados para que possamos reforçar a necessidade de se aplicar o reajuste dos fretes, uma vez que os custos das transportadoras foram muito impactados pelo diesel e a folha de pagamentos.”, apontou Adriano.

José Alberto Panzan, que na ocasião estava representando o presidente da FETCESP, Carlos Panzan, parabenizou o evento: “Quero parabenizar o SETCESP por mais esse evento. Acredito que nós, transportadores, temos que nos reinventar. Precisamos valorizar o maior bem que temos, o capital humano”, complementou.

“Adriano está mostrando o por que foi eleito o presidente do SETCESP. Quero agradecê-lo pois a entidade sempre divulga os dados em seguida a realização do CONET, mostrando todos os aumentos para que possamos utilizar os estudos técnicos”, completou o presidente da NTC.

Pesquisa de Mercado do TRC e a Defasagem dos Fretes

Iniciando as palestras, Lauro Valdivia, engenheiro de transporte e assessor técnico da NTC&Logística, fez observações importantes em relação à visão do setor quanto aos custos na atualidade. “O setor tem um problema crítico que é não ter grandes barreiras de entrada, fazendo com que os aventureiros estejam nesse mercado, prejudicando a equalização das tarifas das empresas.”, apontou.

Valdivia também informou os números da pesquisa da NTC de 2022, que mostra a variação dos insumos, de 2021 até julho de 2022, onde os combustíveis apresentaram uma crescente de 104%, antes das duas últimas reduções anunciadas pela Petrobras. Já o diesel, apresentou 68,8% de aumento em 12 meses, sendo que apenas 11% dos transportadores conseguiram repassar totalmente o aumento do preço para seus contratos, enquanto 74,5% repassaram parcialmente.

Lauro também exibiu em sua pesquisa o desempenho das empresas no primeiro semestre, o custo de serviço do transporte, o comportamento do frete, lucro e riscos.

Na sequência, a economista do IPTC, Raquel Serini, apresentou brevemente os serviços do instituto de pesquisas, com o Painel do Diesel, ferramenta de consulta rápida das evoluções nos preços dos combustíveis. “Já atendemos mais de duas mil empresas que vêm até o SETCESP buscar essas informações. Ajudamos com o máximo que podemos para que o transportador possa buscar as melhores alternativas frente ao mercado”, apontou.

O Cenário Internacional da Distribuição de Combustíveis e a Política de Preços

A coordenadora tática de preços da Raízen, Luiza Arruda, discorreu sobre o supply chain, suas aplicações no mercado, complexidades, mudanças e habilidades, além de fornecer um amplo panorama sobre a política de preços, seu cenário atual e a linha do tempo das ações da Petrobras.

“Só temos uma certeza: é um mercado volátil, incerto e que responde de forma rápida para as notícias econômicas. Isso impacta muito o setor, visto que, daqui pra frente, iremos trabalhar em meio a uma volatilidade muito maior do que 20 anos atrás, por exemplo. Portanto, como podemos nos adequar a esses cenários de novas mudanças de forma mais assertiva? Com uma leitura ágil de mercado, com inteligência e flexibilidade na adaptação aos cenários, com parcerias e oportunidades de sinergia, com tecnologia e novos modelos de contrato”, disse Luiza.

No painel seguinte, a economista do IPTC, Raquel Serini, o Presidente do SETCESP, Adriano Depentor, o Assessor Técnico da NTC, Lauro Valdívia e o Diretor B2B e Aviação da Raízen, André Brossel, responderam as principais dúvidas em relação aos temas apresentados até então, ampliando o debate sobre os impactos do diesel nos custos.

Com informações Setcesp

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Olha a multa aí!

Olha a multa aí!

Senatran reforça que motoristas com exame toxicológico atrasado receberão multa de balcão

Saindo mais uma!

Saindo mais uma!

Nova Fiat Strada alcança marco de meio milhão de unidades produzidas no Polo Automotivo de Betim

+ categorias