Da borracha rodante à reciclagem consciente!
Recapadora paulista RM recicla mais de 5 mil pneus inservíveis/mês

A sustentabilidade se tornou um pilar extremamente importante dentro das atividades da RM Pneus, integrante da rede Continental. A empresa paulista de Mirassol ampliou sua atuação para a comercialização de pneus novos em 2011 e, desde 2017, integra um dos mais de 1.050 pontos de coleta da Recilanip, uma das maiores iniciativas da indústria brasileira na área de responsabilidade pós-consumo.

“Trabalhamos realmente como ciclo completo de vida do pneu: vendemos, reformamos e quando ele se torna inservível o destinamos para o descarte correto. Desta forma, nos tornamos um provedor de solução para o transporte e também para o cuidado com o meio ambiente”, destaca Matheus Figueiredo Dourado, diretor comercial da RM Pneus.

Com uma carteira de mais de 13 mil clientes, a RM recapa cerca de 5 mil pneus/mês considerando suas unidades de Mirassol e também de Araçatuba. Por ser a maior reformadora do Noroeste Paulista, descartava cerca de 2 mil/pneus todos os meses no ecoponto de Rio Preto, utilizado pela empresa até então. Quando a prefeitura informou que não poderia aceitar pneus de cidades vizinhas, a RM trabalhou para, inicialmente, credenciar um ponto de descarte no município de Mirassol e, na sequência, para se tornar ela mesma um local de descarte.

“Naquela época, apenas órgãos públicos poderiam atuar como ecopontos. Mas pelo grande volume que geramos, a Reciclanip acabou por criar um modelo de empresa privada. Assim, deixamos de lotar o espaço da cidade e passamos a oferecer uma comodidade adicional ao nosso cliente, que recebe um documento oficial atestando o descarte correto, e fica tranquilo sabendo que realizamos a gestão legal do resíduo dos mais de 2.000 pneus/mês recolhidos mensalmente conosco pelos caminhões freteiros da Reciclanip. Nos últimos cinco anos, já recolhemos mais de 108 mil pneus inservíveis”, contabiliza Matheus Figueiredo Dourado.

Ele destaca que o setor de reforma de pneus é fundamental para a economia do segmento de transportes ao proporcionar uma redução de 57% no custo/km. “Em nosso truck center, procuramos educar os clientes a cuidarem melhor de seus pneus para que possamos receber boas carcaças para múltiplas recapagens. Para nós, atuar com o ciclo completo de vida do pneu se tornou o modelo de negócios a ser adotado em nossa expansão, pois as novas gerações terão a sustentabilidade em seu DNA e é cada vez mais nítida a importância da preservação do meio ambiente”, ressalta o diretor comercial da RM Pneus.

Segundo dados da Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus (ABR), cerca de 2/3 dos pneus de caminhões ou ônibus que circulam pelo país são reformados, o que proporciona uma economia ao setor de transportes de R$ 7 bilhões/ano, em média.

“O trabalho desenvolvido pela RM está em sinergia com o ContiLifeCycle™, portfólio de soluções que cobrem todo o ciclo de vida dos pneus de nossos pneus de carga. Operando no país que é o sétimo produtor mundial de pneus para automóveis e o 5º para caminhões e ônibus, temos uma enorme responsabilidade em relação à questão ambiental”, comenta Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Agora estabilizou!

Agora estabilizou!

Preço do GNV registra estabilidade na Região Sudeste na primeira quinzena de maio

E a Scania é 500 mil!

E a Scania é 500 mil!

Montadora celebra 500 mil caminhões produzidos no Brasil com modelo 460 R Super personalizado

+ categorias