DHL: mais JAC elétrico e mais mulheres!
DHL Supply Chain fortalece diversidade e sustentabilidade com motoristas mulheres e 40 novos caminhões elétricos

A DHL Supply Chain está avançando em sua agenda de descarbonização, ao mesmo tempo que aprofunda a diversidade em sua equipe. A companhia anuncia a aquisição de 40 caminhões elétricos (VUCs) e o aumento do número de motoristas mulheres. Com isso, sua frota elétrica chega aos 70 veículos (veículos utilitários e caminhões), além de contar com ciclistas para entregas de menor distância e peso e aproximadamente 40 motoristas mulheres já em atuação. Com isso, a companhia estima que irá evitar a emissão de cerca de 22 mil toneladas de CO2 (WtW) em cerca de 30 anos (frota atual, mais novas aquisições), contribuindo assim de forma significativa para sua meta de zerar emissões até 2050.  

“Desenhamos esse passo com muito cuidado para avançar em dois valores fundamentais para a DHL Supply Chain: a sustentabilidade e a promoção da diversidade. Com os novos caminhões, haverá um impacto grande, pois a capacidade de carga deles é muito superior aos veículos utilitários, possibilitando que utilizemos este perfil de veículo em uma gama maior de projetos logísticos. Conseguimos também chegar a mais mercados e regiões do país com um impacto ambiental quase zero. Em relação a diversidade, já tínhamos práticas consolidadas de promoção entre nossa equipe de armazenagem e nas lideranças e agora conseguimos chegar também aos motoristas”, afirma Fábio Miquelin, Vice-presidente de Transportes da DHL Supply Chain.  

Com capacidade de até 4,1 toneladas, o novo modelo adquirido foi o JAC iEV1200T, caminhão VUC, 100% movido a energia elétrica. O veículo possui baixo custo operacional, autonomia de 250 km, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio, baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga.

 Além do caminhão VUC, a empresa conta atualmente em sua frota de veículos elétricos com os modelos toco (caminhão semi-pesado) e carros utilitários elétricos. A DHL Supply Chain é hoje um dos operadores logísticos com a maior frota de veículos elétricos de carga do Brasil, com uma frota zero emissões inclusive na emissão indireta do consumo de eletricidade, por realizar a neutralização com iREC (Certificado de Energia Elétrica).

A DHL Supply Chain irá utilizar os veículos para coletas e entregas em diversas regiões do Brasil, principalmente para os mercados de varejo, e-commerce, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados. A companhia fechou também projetos para descarbonizar trechos inteiros de distribuição, como é o caso do trabalho realizado para uma grande marca de cosméticos, no qual a DHL eletrificou as entregas para todas as lojas de São Paulo. Há a possibilidade ainda de levar este perfil de entrega há outras capitais do Brasil.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Diesel R5 com tudo em SP!

Diesel R5 com tudo em SP!

Petrobras dá início à comercialização de diesel com conteúdo renovável em São Paulo

25 anos de tortilhas!

25 anos de tortilhas!

Marcopolo México celebra 25 anos e anuncia produção nacional de ônibus elétricos e rodoviários

+ categorias