Mercedes-Benz joga bem porque treina muito!
Centro de Treinamento da Mercedes-Benz em Campinas celebra 40 anos de muito trabalho

Para quem vê nas ruas e estradas os caminhões e ônibus da Mercedes-Benz logo associa a marca a uma referencia do transporte mundial. Veículos  cada vez mais tecnológicos, seguros e que trazem para os operadores/transportadores e máxima eficiência para cada negócio. Isso sem contar a rede de concessionários: não basta só vender. Tem que atender, certo? Mas claro, antes disso tudo, muitos não sabem os trabalhos de bastidores para tornar isso real. Sem treino não tem jogo. Então é por isso que a marca celebra neste ano  os 40 anos do Centro de Treinamento localizado na planta da Empresa em Campinas (SP). Atualmente, o agora Mercedes-Benz Truck Training disponibiliza cerca de 600 cursos para equipes de Vendas e de Pós-Venda da Rede de Concessionários e da própria Fábrica, além de oferecer cursos, em parceria com entidades que visam a capacitação de profissionais da mobilidade, como motoristas, técnicos de oficina e gestores de clientes Mercedes-Benz.

Além do Brasil, o Mercedes-Benz Truck Training de Campinas também atua com foco na América Latina e mercados overseas m sinergia com a matriz da Companhia na Alemanha. Desde 1982, foram mais de 440 mil participações em treinamentos, sendo cerca de 12.480 em 2021 no formato de Ensino à Distância (EAD), devido à pandemia.

“Esses 40 anos do Centro de Treinamento de Campinas foram muito intensos, com múltiplas atividades e uma grande evolução em conceito, estrutura e portfólio. Nesse sentido, vínhamos trabalhando no desenvolvimento de novos meios digitais e online de EAD, processo que teve de ser acelerado na pandemia da COVID-19”, destaca Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“Isso resultou em um realinhamento das nossas atividades às novas necessidades dos nossos concessionários e clientes. Construímos uma plataforma digital de treinamento, que mostra a total sinergia entre essas necessidades e com o avanço dos conceitos da Indústria 4.0 na nossa Empresa, já vistos nas linhas de produção de caminhões e chassis de ônibus, nos produtos da marca e em serviços e conectividade. Com tecnologia digital, Internet das Coisas, dados na nuvem e Realidade Virtual, entre outros elementos, estamos cada vez mais avançados na capacitação e especialização das equipes da Rede e da Fábrica”.

Um programa para acelerar a transformação digital

“Em 2020, lançamos o Plano de Aceleração da Transformação Digital”, conta André Wulfhorst, gerente sênior de Desenvolvimento e Treinamento da Rede de Concessionários de Veículos Comerciais da Mercedes-Benz do Brasil. “Essa iniciativa contribuiu para que nos mantivéssemos em contato constante com os profissionais dos concessionários, que por sua vez mantiveram seus programas de atualização e especialização sem deixar de se proteger, evitando deslocamentos e mantendo o distanciamento recomendado pelos órgãos de saúde”.

“Nossa meta, estabelecida antes de 2020, era ter de 10% a 20% do conteúdo total no formato digital para EAD apenas em 2023”, ressalta André Wulfhorst. “Porém, tivemos que nos reinventar em curto espaço de tempo. Hoje, dos 600 títulos de treinamentos oferecidos pela Mercedes-Benz Truck Training, cerca de 230 já estão no formato EAD, ou seja, aproximadamente 40%. Isso envolveu mais do que a digitalização dos materiais de treinamento, mas sim uma transformação completa dos cursos usando a metodologia do EAD. Recriamos também a plataforma de cadastro e de interação dos treinandos com a ferramenta”.

De acordo com o executivo, a metodologia de Ensino à Distância proporciona vários benefícios aos concessionários e seus profissionais, além de um aprendizado com altos níveis de compreensão. Com o EAD, o participante e o concessionário ganham flexibilidade nos horários, otimização do tempo, economia financeira, interação com instrutores especializados e uma plataforma digital moderna com um vasto conteúdo de materiais e mídias. Outro importante benefício é que os concessionários podem inscrever mais profissionais nos cursos, ou seja, podem ampliar o ritmo de capacitação dos seus colaboradores em menos tempo.

Em 2020, no primeiro ano da pandemia, foram registrados mais de 10.000 participantes nos treinamentos EAD de Campinas. Em 2021, também somente EAD, esse número foi de 12.480. Para 2022, já num formato híbrido (EAD e Presencial), a expectativa é de aproximadamente 19.000 participações.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Excelente marca Ipiranga!

Excelente marca Ipiranga!

Projeto Saúde na Estrada da Ipiranga completa 700 mil atendimentos em 16 anos de programa

Um lote de “responsa”!

Um lote de “responsa”!

Volkswagen Caminhões e Ônibus conquista seu maior lote no Caminho da Escola com 5.600 veículos

+ categorias