Elétricos pesados na prateleira da Volvo!
Elétricos chegaram para valer e Volvo inicia produção em série dos modelos FH, FM e FMX na Europa

A Volvo Trucks está iniciando na Suécia a produção em série das versões elétricas de seus veículos Volvo FH, FM e FMX, modelos com capacidade total de 44 toneladas. Com isso, a marca torna-se a primeira a fabricar caminhões elétricos pesados em escala industrial de forma regular.

“Este é um marco que comprova que estamos liderando essa transformação da indústria, com a produção em série dos nossos pesados elétricos para atender os transportadores em toda a Europa. À frente, temos planos de introdução destes veículos também em outras regiões e continentes”, afirma Roger Alm, presidente mundial da Volvo Trucks.

A produção em série dos caminhões elétricos pesados Volvo começa agora na fábrica de Tuve, em Gotemburgo, na Suécia, e no próximo ano chega à planta de Ghent, na Bélgica. Os pesados elétricos são fabricados na mesma linha de montagem dos veículos com motor a combustão, o que traz alta flexibilidade de produção e ganhos de eficiência. As baterias são fornecidas pela nova unidade de montagem de baterias da Volvo Trucks em Ghent.

Transportes sustentáveis

A demanda por caminhões elétricos está crescendo rapidamente em muitos mercados, por conta da necessidade dos embarcadores por um transporte livre de combustíveis fósseis, com metas de sustentabilidade.

Agora a Volvo Trucks está produzindo em série seis modelos elétricos, entre semipesados e pesados, a mais ampla gama da indústria de caminhões. A linha elétrica da marca tem condições de atender boa parte da demanda de transportes na Europa. De acordo com as estatísticas da Eurostat (2018), 45% de todas as mercadorias que circulam nas estradas do continente europeu viajam distâncias inferiores a 300 km.

Ampla gama

“Já comercializamos cerca de 1.000 caminhões elétricos pesados. Incluindo outras faixas de peso, já são mais de 2.600 elétricos Volvo. Nossa expectativa é de que os volumes aumentem significativamente nos próximos anos. Até 2030, pelo menos 50% dos caminhões que venderemos globalmente deverão ser elétricos,” comenta Roger Alm.

A linha elétrica da Volvo Trucks cobre ampla variedade de aplicações, como distribuição urbana, coleta de lixo, transporte regional e canteiros de obras.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Pãozinho quente elétrico!

Pãozinho quente elétrico!

Iveco aposta agora na chegada da eDaily para entrar definitivamente na eletromobilidade no Brasil

Caminhão do Consórcio!

Caminhão do Consórcio!

Scania Consórcio lança ação ‘Caminhão do Consórcio’ com pacote extra de acessórios e benefícios

Na coleta sem barulho!

Na coleta sem barulho!

FM Elétrico da Volvo inicia operação de coleta de lixo na cidade de Curitiba (PR)

+ categorias