Um Marcopolo a hidrogênio vem aí!
Marcopolo, Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus vão apresentar ônibus movido a hidrogênio no IAA

A Marcopolo cada vez mais foca na energia limpa. E agora, vai além fronteiras nacionais. Em parceria com a Sinosenergy, Feichi Bus e Allenbus, a encarroçadora brasileira participa do projeto de desenvolvimento de um ônibus rodoviário movido a células de combustível de Hidrogênio. O projeto em fase de homologação será apresentado na IAA 2022, um dos maiores eventos internacionais de veículos comerciais, que será realizado em Hanover, de 19 a 25 de setembro.

A Marcopolo desenvolveu a carroceria do ônibus, do modelo Audace 1050, produzida em sua unidade na China. A Sinosynergy, fornece a parte central da tecnologia de células de combustível, incluindo as membranas e o acionamento Fuel Cell, e a Feichi Bus/Allenbus, fornece o chassi de célula de combustível do ônibus. As empresas já produziram dois veículos protótipos. Um será exposto na IAA 2022 e o outro está na China onde vem sendo submetido a testes para homologação.

O Audace movido a Hidrogênio tem PBT de 19 mil kg, capacidade para transportar 53 passageiros e autonomia de até 600 quilômetros. O modelo apresentado tem 12.000mm de comprimento total, mas o modelo será oferecido nas opções de comprimento total de 11.900mm a 12.600mm, largura de 2.480mm e distância entre eixos de 6.100mm a 6650 mm. Possui motor Danfos, síncrono de ímã permanente, com potência nominal de 143 kw (pico de 235 kw) e torque nominal/pico de 495/720 Nm, duas baterias Fuel Cell Sinosynergy G80-001, de 160 kw, quatro tanques de Hidrogênio do tipo 4, de 700 bar, e sistema de refrigeração a água, com quatro packs de bateria de armazenamento CATL, LiFeO (Lítio Ferro).

É equipado ainda com transmissão Editron AMT de 4 velocidades, eixo dianteiro independente ZF RL82EC, eixo traseiro motriz ZF AV133, caixa hidráulica ZF THP90, sistema de suspensão pneumática Knorr e freios Knorr (com EBS, ESP, AEB, LDWS).

O Audace desenvolvido pela parceira das empresas também será produzido com opção de powertrain elétrico puro, com baterias de energia: CATL, LiFeO, (Lítio Ferro) de 423 kwh, com 12 Packs e autonomia de até 400 quilômetros em condições urbanas.

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