Curitiba inicia testes com elétricos!
Curitiba começa a avaliar novas tecnologias em eletromobilidade

Curitiba se prepara para dar um salto de qualidade na mobilidade ativa e limpa com a entrada de veículos elétricos de última geração na operação do transporte coletivo. A partir da segunda quinzena de setembro, a cidade inicia novas demonstrações de ônibus elétricos para avaliar configurações de veículos, bem seu desempenho nos itinerários, além de permitir o treinamento de motoristas na nova tecnologia.

Entre os dias 19 e 26/9, com a circulação do ônibus em cinco linhas – Campo Comprido/CIC, Jardim Ludovica, Detran/Vicente Machado, Campina do Siqueira/Batel e Campo Alegre – os usuários também poderão conhecer as vantagens da eletromobilidade.  A demonstração foi viabilizada como um marco para a chegada dos veículos para testes, nos termos do chamamento público feito pela Prefeitura. Todo o processo conta com o apoio de parcerias com diferentes atores do segmento, como o Projeto TUMI E-Bus Mission, que reúne entidades de fomento à eletromobilidade no mundo – WRI, 40Cities e GIZ.  

Nesta fase, também estão envolvidas a empresa Enel X, linha de negócios do Grupo Enel dedicada a soluções em energia, que será responsável pelos estudos de viabilidade técnica e econômica do projeto de mobilidade na cidade, além da infraestrutura de recarga dos ônibus, e a fabricante chinesa Higer, operada no Brasil pela TEVX Motors, que trará o primeiro veículo dessa fase de demonstração. Outros fabricantes também se preparam para trazer seus veículos à capital.

“Essa rodada de testes é a consolidação da construção de política pública de estímulo à uma nova matriz energética para o transporte coletivo. Temos um compromisso com o futuro da cidade, alinhado aos desafios do combate aos riscos climáticos. É a construção da mobilidade limpa para Curitiba e seus cidadãos”, observa Luiz Fernando Jamur, presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc), responsável pela articulação com os parceiros para a realização dos testes, juntamente com a Urbs.

Vantagens

A eletromobilidade no transporte coletivo reduz a emissão de poluentes gerados pelo uso de combustíveis fosseis e ruído urbano, com impacto direto na saúde e na qualidade de vida do cidadão. No dia a dia, o usuário também é beneficiado pelo conforto dos veículos, equipados com ar condicionado, mais espaço entre as poltronas e com avançados sistemas de segurança. O ônibus da Higer tem autonomia para rodar 270 quilômetros, capacidade para 89 passageiros – na configuração feita para Curitiba – e recarrega em até três horas.

“Além de imprescindível para o enfrentamento das cidades às mudanças climáticas, a transição para ônibus elétricos representa um salto de qualidade para o setor”, afirma Cristina Albuquerque, gerente de Mobilidade Urbana do WRI Brasil. “O TUMI E-Bus Mission quer acelerar a eletrificação do transporte coletivo em centenas de cidades do mundo, e Curitiba é uma das 20 cidades que recebem apoio aprofundado para liderar esse processo. Apresentar a tecnologia à população é um marco importante”, conclui.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Leilão agendado!

Leilão agendado!

Leilão da BR-262/MG entre Betim e Uberaba será em outubro. Concessão prevê mais de R$ 8.5 bi em investimentos

VWCO quer tudo controlado!

VWCO quer tudo controlado!

VolksCare lança torre de controle para a gestão de transporte. São mais de 4 mil veículos monitorados

25 Cesartur, 25 Fly 10!

25 Cesartur, 25 Fly 10!

Volare Fly 10 edição 25 anos é o preferido no fretamento e turismo da Cesartur Viagens

+ categorias