No IAA deste ano, realizado na alemã Hanover, a Scania quer descarbonizar tudo na Europa. A montadora sueca foi uma das primeiras a olhar para a sustentabilidade do transporte e no velho continente dá passos largos para isso. O objetivo é claro: impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável rumo ao transporte 100% elétrico. E isso, estamos falando do transporte de longas distancias. Ou seja, veículos pesados.
“Em nossa jornada de eletrificação, estamos deixando os limites da cidade para trás e indo para as rodovias intermunicipais. Recentemente, entregamos um caminhão de madeira eletrificado para um cliente no norte da Suécia. E isso é um sinal muito real do fato de que agora podemos eletrificar todas as aplicações de transporte pesado”, diz Christian Levin, CEO do Grupo Scania.
Para permitir esses transportes rodoviários de longa distância, a montadora está se preparando para o carregamento de megawatts para carregar caminhões por 45 minutos para 4,5 horas de viagem. Nos próximos anos, a parcela eletrificada dos veículos da Scania crescerá significativamente.
“À medida que aumentamos os veículos com zero emissões de escape, estamos cada vez mais nos concentrando em outras fontes de emissões. A Scania mais uma vez mostra o caminho ao definir as metas de descarbonização da cadeia de suprimentos mais ambiciosas do nosso setor. Identificamos quatro “pontos quentes” – baterias, aço, alumínio e ferro fundido – que juntos respondem por mais de 80% das emissões de carbono provenientes da cadeia de suprimentos. Até 2030, reduziremos as emissões desses hotspots em 60-85%”, diz o executivo.
“No futuro, oferecemos uma solução completa para nossos clientes eletrificados. Uma solução que é escalável para o futuro. Não há mais desculpas para não iniciar a transição para veículos com emissão zero”, conclui Levin.
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