Volvo já mira o hidrogênio!
Volvo vai começar a testar caminhões elétricos a hidrogênio em 2025

Depois de avançar nos elétricos e anunciar o e-axle para dar mais autonomia aos brutos, a Volvo Trucks agora já planeja parte de seu futuro movido a hidrogênio. A montadora já está programando uma segunda fase do piloto, em operações reais de transporte em estradas públicas na Europa, a partir de 2025. Os veículos emitem apenas vapor de água e têm uma autonomia de até 1.000 km.

Os caminhões elétricos movidos a células de combustível por hidrogênio serão especialmente adequados para transportes pesados de longa distância. Eles também serão uma opção em regiões onde as possibilidades de recarga de baterias são limitadas.

“Acredito que os testes-piloto mostrarão o potencial para caminhões elétricos em rotas longas. Serão realizados em clima severo e nos darão uma grande oportunidade de dirigir com cargas pesadas, de até 65 toneladas”, diz Jessica Sandström, vice-presidente sênior de gestão de produto da Volvo Trucks.

O objetivo dos testes-piloto será analisar todas as diferentes características da operação do caminhão, incluindo, além dos componentes, aspectos como dirigibilidade e experiência para o motorista.

Células de combustível geram sua própria eletricidade a partir do hidrogênio a bordo, ao invés de serem carregadas de fontes externas. O único sub-produto emitido é o vapor de água. Os caminhões elétricos da Volvo usarão duas células de combustível, com capacidade para gerar 300 kW de potência, e terão um tempo de reabastecimento inferior a 15 minutos.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
+ categorias