TEVX Higer é sucesso de público!
Ônibus TEVX Higer atinge autonomia de mais de 300 km com uma carga

Os testes do ônibus elétrico TEVX Higer na capital do Paraná foram um sucesso de público e serviram para ressaltar, mais uma vez, o desempenho dos ônibus elétricos de última geração em linhas regulares.

Os usuários que viajaram a bordo do veículo se surpreenderam pela ausência de ruídos e emissões de CO2 e ficaram com uma impressão bastante positiva, conforme divulgado numa avaliação preliminar da Prefeitura de Curitiba, o que vem a reforçar o padrão Higer de qualidade: “Parecia que eu estava no céu. Não tem barulho e é bem estável”, diz a aposentada Celene Tulio, que geralmente utiliza a linha Campina do Siqueira/Batel para ir ao médico.

“Tomara que esse ônibus fique em linha, é muito melhor do que os demais”, avaliou a aposentada Dinacir Alves Ferreira, que desembarcou no Terminal Campina do Siqueira com a neta. “Não dá para comparar”, elogiou.

 Porém, são os dados de desempenho que fazem o Higer Azure A12Br um colosso no mercado brasileiro. Desenvolvido dentro dos padrões mais avançados de tecnologia para veículo elétrico, o modelo tem 12,2 metros de comprimento e capacidade para transportar 78 pessoas.

Durante o período de teste o ônibus rodou em cinco linhas tradicionais da cidade – cada dia em uma – simulando situações de rotina e arrancando elogios dos usuários, com mais de 1052 quilômetros percorridos.

 O conjunto de 12 baterias configurado para atender ao mercado brasileiro mostrou toda sua potência ao trabalhar sob temperatura variando de 10º C a 20º C, com ar condicionado digital elétrico ligado e registrando uma autonomia de até 323 km.

Vale destacar que o consumo médio ficou em nível excelente de 1kwh/km, nesse caso, vale ressaltar que o veiculo foi guiado por 10 motoristas diferentes que receberam treinamento de condução por dois dias e acompanhamento na linha. Os resultados foram validados pela Urbs e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc).  Além disso, durante todo o período de teste não foram registrados problemas mecânicos ou elétricos com o veículo.

Toda essa demonstração de eletromobilidade em Curitiba foi viabilizada como um marco para a chegada dos veículos para testes na cidade, nos termos do chamamento público feito pela Prefeitura. O processo conta com o apoio de parcerias com diferentes atores do segmento, como o Projeto TUMI E-Bus Mission, que reúne entidades de fomento à eletromobilidade no mundo – WRI, 40Cities e GIZ, além da ENELX.

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