É só recapar!
Continental ajuda a entender os benefícios gerados pela recapagem de pneus

Não é só o bolso do frotista ou do caminhoneiro que agradece quando um pneu ganha mais uma vida. O meio ambiente também, assim como todos os que estão preocupados em adotar uma postura ecologicamente correta em relação ao nosso planeta.

A recapagem de pneus de caminhão e ônibus é uma prática mais sustentável, pois os pneus reformados empregam até 75% de material reciclado. Além disso, quase 40 quilos de matéria-prima são economizados em cada pneu recapado, incluindo borracha, aço e negro de fumo. Esse processo também economiza óleo, uma vez que a fabricação de um pneu novo de tamanho médio para caminhão requer aproximadamente 22 galões, contra apenas sete galões de óleo para ser recapado.

Sustentabilidade e desenvolvimento ambientalmente corretos já são parte do negócio da Continental, que inaugurou em 2013 a primeira planta de produção em todo o mundo a fazer uso da sinergia entre a recapagem de pneus e a reciclagem de borracha: a fábrica da ContiLifeCycle (CLC) em Hanover, na Alemanha.

Estabelecendo novos padrões em sustentabilidade, a marca alemã desenvolveu um processo próprio em escala industrial para reciclar a borracha dos pneus usados, permitindo que a matéria-prima seja diretamente devolvida ao ciclo de produção de pneus novos ou recapados para caminhões e ônibus. Essa tecnologia, inclusive, foi reconhecida como inovação ambiental pelo Ministério Federal do Meio Ambiente da Alemanha.

A fábrica ContiLifeCycle faz uso de equipamentos inovadores para reprocessar a quente pneus usados de caminhão e ônibus. O processo tem início com a inspeção digital de todas as carcaças. Durante a reforma, o pó de borracha é recolhido e transformado em borracha reciclada para uso na fabricação de pneus novos. Isso reduz a quantidade de resíduos em 80% e colabora para economizar até 7.800 toneladas métricas de dióxido de carbono anualmente. Até 2025, a Continental está comprometida a ter 10% das matérias-primas empregadas na produção de seus pneus oriundas de materiais reciclados como parte de seu projeto de desenvolvimento de uma mobilidade eficiente, limpa, verde, inteligente e acessível a todos.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Recebimentos diferentes!

Recebimentos diferentes!

Caminhoneiro que recebe por carga tem cálculo de horas extras diferente de vendedores por comissão

Subindo de leve!

Subindo de leve!

Preço do diesel aumenta quase 1% em agosto e encerra o mês a R$ 6,10

+ categorias