Novos Volvo: tecnologia, mais força e eficiência!
Volvo apresenta sua linha de caminhões Euro 6 com mais avanços tecnológicos e com menor consumo de combustível

E não é que as montadoras estão indo muito além do Euro 6? A nova norma que inicia a partir de janeiro do ano que vem com os motores atendendo o Conama P8 está sendo seguida, obviamente. Contudo, a surpresa são os pacotes adicionais de tecnologia, segurança e conforto que os motoristas estão ganhando.

E esse “plus” pode ser conferido na nova linha Euro 6 dos Volvo VM, FH, FM e FMX. A montadora sueca não somente vai atuar com o motor mais moderno da marca por aqui como chega com um pacotaço recheado de novidades. “Nossa nova linha de caminhões Euro 6 vai muito além do que a mudança de legislação exige. Apresentamos melhorias em tecnologia e segurança e uma redução do impacto ambiental. Isso reforça nosso compromisso com a produtividade e a sustentabilidade nos transportes”, assegura Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

“É uma linha de caminhões excepcional, repleta de novidades e com excelente eficiência energética para todas as aplicações do transporte brasileiro”, completa Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.

Linha FH

A linha de pesados está agora com mais desempenho, economia e significativa redução na emissão de gases poluentes, em linha com a nova regulamentação Euro 6/Proconve P8. Com as inovações, o consumo de combustível pode ser até 8% menor em relação à geração atual, deixando o bolso dos clientes um pouco “mais leve”.

Oferecido nas potências 380cv, 420cv, 460cv, 500cv e 540 cv, o novo motor Volvo D13K Euro 6 acabou de estrear na Europa e chega para fazer a diferença. “Completamente novo, é uma evolução do consagrado D13 que equipa a linha F. O D13K foi projetado com uma especificação mais evoluída e um sistema mais eficiente de pós-tratamento de gases”, afirma Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil. Com componentes mais robustos, tem um novo sistema Common Rail, dotado de injetores de combustível de alta pressão e precisão, além da exclusiva tecnologia de combustão “Wave”, que garante uma queima mais rápida e eficiente do diesel com o ar e um maior rendimento energético, tudo com foco em economia de combustível e menos emissões.

Linha VM

Os semipesados também foram alvo de mudanças e boas mudanças. A começar pelo novo motor, um coração totalmente Volvo. A marca deixa de utilizar o propulsor em parceria com a MWM para agora operar com o D8K. Ele tem 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, substituindo o propulsor de 7 litros da geração anterior. E chega com potências maiores,  de 290cv e 360cv, com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente. “Com esse novo motor o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.

Nova linha VM 2023 chega com economia de diesel de até 10%

Os semipesados agora estão equipados com a ótima I-Shift, que chega à 7ª geração, a mesma que também passa a equipar os caminhões FH, FM e FMX Euro 6. A caixa recebeu  aprimoramentos que possibilitaram trocas de marcha mais rápidas, precisas e suaves, com 30% a menos na hora da troca que a geração anterior.

Novos itens

Com a mudança na motorização, foi possível a implantação da Aceleração Inteligente Volvo, que colabora para economizar combustível. Algoritmos projetados pelos engenheiros identificam a necessidade real de torque conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma precisa durante a utilização do pedal do acelerador. “É uma excelente novidade para o VM, um fator decisivo para a redução de até 10% de consumo de diesel nos novos motores Euro 6 do modelo”, assegura Valerio.

Também some-se aí os novos modos de condução, sendo dois para os veículos rodoviários (Econômico e Performance) e dois para os caminhões vocacionais (Econômico e Off Road). Na frenagem, agora atua com freios eletrônicos EBS, ESP, auxílio de partida em rampa, além de faróis DRL (Luz do dia) em LED para todos os modelos, incluindo os vocacionais. E no painel, a Volvo colocou um painel de instrumentos com um display colorido de 4,3 polegadas em alta resolução. Bastante interativo, traz muito mais informações para facilitar o trabalho do motorista, com dados sobre a condução, computador de bordo e manutenção.

Que saber mais? Já corre e ouve o nosso podcast aqui no site, no Anchor ou no Spotify com o Jeseniel Valério que tem mais novidades lá!

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Atendendo a pedidos!

Atendendo a pedidos!

Volvo já oferece caminhões FH que podem rodar com 100% de Biodiesel

De fretado com Volare!

De fretado com Volare!

Estt Brasil Transportes e Turismo compra sete micros Volare para operação de fretamento

Assento reservado!

Assento reservado!

Avança reserva de assento a pessoa com obesidade mórbida no transporte coletivo

+ categorias