A parceria foi boa mas acabou. Com o advento da mudança na legislação brasileira com a introdução do Euro 6 (Proconve P8), a Volvo encerra o dueto com a MWM que durou cerca de 20 anos no fornecimento dos motores para a linha VM no Brasil.
Agora, a montadora aposta forte no seu mais novo “coração” caseiro com o modelo D8K, de 8 litros com novo turbo de alta performance e injeção common rail, que substitui o propulsor de 7 litros da geração anterior da MWM. A nova plataforma oferece potências maiores de 290cv (antes 270 cv) e 360cv (antes 330 cv), com torque de 1.050 Nm e 1.400 Nm, respectivamente.
Entre as vantagens, os executivos da montadora destacam melhor performance com maiores velocidades médias e os freios-motor mais potentes, de 210cv e o VEB de 300cv, que proporcionam maior segurança e menor custo de manutenção de componentes e das lonas de freio.
Há também novas opções de tomada de força de fábrica, disponíveis em todas as motorizações, e novos softwares para gerenciar a plataforma eletrônica do veículo, com funcionalidades atualizadas para maior segurança, precisão e confiabilidade. Nesta nova versão. E claro, a cereja do bolo: economia. “Com esse novo motor o consumo de combustível é até 10% menor, dependendo da topografia, carga e tipo de operação”, assegura Jeseniel Valerio, gerente de engenharia de vendas da Volvo.
0 comentários