Em consulta pública!
Proposta de concessão do sistema rodoviário BR-116/158/290/392/RS entra em consulta pública

Tem início nesta segunda-feira (17) o período de consulta pública ao projeto do Ministério da Infraestrutura para a concessão conjunta das BRs-116/158/290/392/RS. O sistema rodoviário é fundamental ao escoamento de produtos agrícolas, principalmente os provenientes da parte central do Rio Grande do Sul. Prevista para 2023, a transferência da gestão das quatro estradas federais à iniciativa privada tem potencial de injetar R$ 5,5 bilhões nessas vias, elevando o nível operacional e de serviços prestados aos usuários.

Interessados têm até 1º de dezembro para encaminhar suas contribuições à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela condução do processo de concessão. Em 11 de novembro, será realizada a sessão pública sobre a proposta. Documentos relativos à concessão e orientações gerais para participação na consulta pública podem ser conferidos no link https://participantt.antt.gov.br/Site/AudienciaPublica/VisualizarAvisoAudienciaPublica.aspx?CodigoAudiencia=514. Para outras informações e esclarecimentos, basta encaminhar e-mail para ap010_2022@antt.gov.br.

Municípios impactados

A concessão visa melhorar a conexão da capital gaúcha e os municípios de Camaquã, Uruguaiana, Santana da Boa Vista, Cruz Alta e Panambi, reduzindo os gargalos existentes na região e a ocorrência de acidentes de trânsito, assegurando fluidez e segurança no trânsito.

O trecho a ser concedido soma 674,10 quilômetros de extensão. Ele inclui a BR-116/RS, de Porto Alegre a Camaquã; a BR-290, do entroncamento com a BR-116/RS (sentido Guaíba) ao entroncamento com a BR-392/RS (em São Sepé); a BR-158/RS, desde o entroncamento com a BR-285/RS (Panambi) até a conexão com a BR-392/RS (Santa Maria); e ainda a BR-392, do entroncamento com a BR-158/RS (Santa Maria) à ligação com a BR-471/RS (Santana da Boa Vista Maria).

Estão previstas ampliações de capacidade, modernização e manutenção das vias, bem como serviços operacionais. As obras incluem a duplicação da BR-116/RS, de Porto Alegre a Camaquã; a execução das travessias urbanas de Guaíba e Pedras Brancas, do acesso a Sentinela do Sul/Tapes e do segmento de 2,5 km de remanescente do lote 5; além da duplicação de 114 km e outras melhorias na BR-290/RS, de Eldorado do Sul a Pântano Grande.

Com informações Minfra/Dnit

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Proposta apresentada!

Proposta apresentada!

ANTT apresenta proposta de revisão da Política Nacional dos Pisos Mínimos de Frete

Ponte Binacional vem aí!

Ponte Binacional vem aí!

DNIT lança edital de construção da Ponte Binacional Brasil-Bolívia, no Rio Mamoré

Colocou, vendeu!

Colocou, vendeu!

Ford Ranger Raptor esgota a venda das primeiras 400 unidades em cinco horas

+ categorias