Recuo em agosto!
Atividade econômica e volume de serviços de transporte recuam em agosto

O volume de serviços do país, mensurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE no dia 14 de outubro de 2022, cresceu 0,7% em agosto. Já o transporte, que teve crescimento expressivo nos três meses anteriores, apresentou queda de 0,2% em relação a julho. Entretanto, a redução não afetou significativamente o desempenho do setor em médio prazo, uma vez que o volume de serviços de transporte encontra-se 20% acima do nível pré-pandemia. Em comparação com agosto de 2021, o crescimento foi de 13,60%, apresentando o segundo melhor desempenho dentre os serviços analisados pela PMS.

Quando examinados os segmentos separadamente, o aquaviário se destaca com crescimento de 1,0% na comparação com julho. Hoje, o nível de volume de serviços da modalidade é 35,4% superior a fevereiro de 2020. Em contrapartida, o transporte terrestre foi o único modo que apresentou queda mensal em agosto, de -0,7%. A redução pode estar ligada ao desempenho da atividade econômica, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, que recuou 1,13% em agosto.

Tanto o volume de serviços do transporte de cargas quanto o de passageiros reduziram em agosto em relação a julho, -0,3% e -0,5%, respectivamente. Em comparação com o mesmo período de 2021, o transporte de cargas cresceu 18,7%, e o de passageiros, 19,2%.  O primeiro, responsável por 65% da movimentação de cargas no Brasil, se manteve 31% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e o de passageiros, um dos setores mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia, ainda não se recuperou: o volume de serviços em agosto encontra-se no mesmo nível de fevereiro/2020.

Com informações CNT

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Para facilitar e economizar!

Para facilitar e economizar!

Pedágio eletrônico prevê aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas brasileiros

Super som!

Super som!

Caminhões de som estão confirmados na 9ª edição do Insane Sound

De níver!

De níver!

Consórcio Librelato comemora oito anos. Já foram mais de 12 mil cotas comercializadas, que totalizam R$ 2 bilhões em créditos

+ categorias