Recuo em agosto!
Atividade econômica e volume de serviços de transporte recuam em agosto

O volume de serviços do país, mensurado pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo IBGE no dia 14 de outubro de 2022, cresceu 0,7% em agosto. Já o transporte, que teve crescimento expressivo nos três meses anteriores, apresentou queda de 0,2% em relação a julho. Entretanto, a redução não afetou significativamente o desempenho do setor em médio prazo, uma vez que o volume de serviços de transporte encontra-se 20% acima do nível pré-pandemia. Em comparação com agosto de 2021, o crescimento foi de 13,60%, apresentando o segundo melhor desempenho dentre os serviços analisados pela PMS.

Quando examinados os segmentos separadamente, o aquaviário se destaca com crescimento de 1,0% na comparação com julho. Hoje, o nível de volume de serviços da modalidade é 35,4% superior a fevereiro de 2020. Em contrapartida, o transporte terrestre foi o único modo que apresentou queda mensal em agosto, de -0,7%. A redução pode estar ligada ao desempenho da atividade econômica, medido pelo Índice de Atividade Econômica (IBC-Br) do Banco Central, que recuou 1,13% em agosto.

Tanto o volume de serviços do transporte de cargas quanto o de passageiros reduziram em agosto em relação a julho, -0,3% e -0,5%, respectivamente. Em comparação com o mesmo período de 2021, o transporte de cargas cresceu 18,7%, e o de passageiros, 19,2%.  O primeiro, responsável por 65% da movimentação de cargas no Brasil, se manteve 31% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia, e o de passageiros, um dos setores mais impactados pelas restrições impostas pela pandemia, ainda não se recuperou: o volume de serviços em agosto encontra-se no mesmo nível de fevereiro/2020.

Com informações CNT

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Seguindo em frente!

Seguindo em frente!

DNIT segue trabalhando para entregar obras de adequação da BR-230/PB, em Campina Grande

Mais acessível!

Mais acessível!

Região serrana do Rio atrai turismo de inverno com passagens de ônibus acessíveis

Olho no meio ambiente!

Olho no meio ambiente!

Uso de asfalto reciclado pela Arteris pode reduzir em até 50% as emissões de CO2 em comparação ao material convencional

+ categorias