BlueTec 6 é a cereja do bolo nos Mercedes!
Mercedes-Benz anuncia linha 2023 de caminhões Euro 6 de olho no compromisso com o meio ambiente

Arocs, Actros, Atego e Accelo agora não são mais os mesmos. O portfólio de caminhões da estrela de três pontas acaba de mudar para atender a norma Proconve P8 e traz uma serie de novidades, a começar pela cereja do bolo: a BlueTec 6, tecnologia que apresenta redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5).

“Iremos entregar muito mais aos nossos clientes. Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, trazemos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto”, crava Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Agora todos os motores tem novas faixas de potência e torque para as famílias OM 924 LA e OM 926 LA (aplicados a caminhões leves, médios, semipesados e extrapesados off-road), OM 460 LA e a nova geração do OM 471 LA (extrapesados on e off-road). E para fazer aquela dobradinha, a  montadora introduz uma nova transmissão automatizada PowerShift Advanced. Mais eficiente, possui o comando de embreagem otimizado, com maior inteligência, proporcionando uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem.

Modelos

A linha de caminhões Accelo Euro 6 chega ao mercado com nova denominação: os leves Accelo 817 e Accelo 1017 e o médio Accelo 1317 6×2. “O motor OM 924 LA com tecnologia BlueTec 6 ganhou 5% de potência, oferecendo agora 163 cavalos. Além disso, o torque de 610 Nm se estende aos três novos modelos Euro 6”, destaca Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e marketing caminhões.  

Já os Atego também mudaram. A linha teve aumento de potência para os motores OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260, 286 e 321 cavalos. Isso traz mudança de denominação para os modelos Atego 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430), 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2).

Agora o Actros tem nova cabine chegando, novos entreeixos (com 3.250 mm) e novos conjuntos óticos em LED. A cabina Space, um versão mais econômica, com suspensão metálica e painel analógico vem para fazer com que a marca ganha mais mercado principalmente em palicações como cegonheiros e operações em docas mais baixas de centrais de distribuição, por exemplo. “Tanto a nova cabina, quanto o novo entreeixos, atendem solicitações de clientes que nos pedem soluções para suas necessidades específicas de transporte”, diz Jefferson Ferrarez.

Outra novidade na linha é a segunda geração do MirrorCam. Agora a tecnologia pode fornecer ao motorista um suporte ainda melhor em muitas situações no tráfego rodoviário, graças aos braços da câmera 10 centímetros mais curtos e aos novos parâmetros de imagem. O benefício é que os motoristas agora podem andar de ré em linha reta com mais facilidade do que com a primeira geração. Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva do MirrorCam passa a ser ainda mais semelhante à do retrovisor comum.

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