O sucesso do gigante 8×4 com 58 toneladas de PBT fez com que a Mercedes-Benz olhasse para outros segmentos além o da mineração para também oferecer o Arocs e claro, aumentar suas vendas. Na nova linha 2023 Euro 6 que a montadora apresentou, agora o extrapesado ganha três novos modelos 6×4: Arocs 3351, 4151 e 3353, nas versões Plataforma, Basculante e Cavalo Mecânico, para atender além da mineração e construção civil, o setor de agronegócio no transporte de madeira ou cana.
O motor OM 460 LA de 495 cv de potência e 2.400 Nm de torque vai equipar as versões 3351 6×4, 4151 6×4 e 4851 8×4, enquanto o OM 471 LA de 530 cv e 2.600 Nm vai para o 3353 6×4. Para harmonizar tudo isso, a nova transmissão automatizada PowerShift Advanced que, devido ao comando de embreagem otimizado, em conjunto com a maior capacidade de processamento do módulo eletônico, traz mais eficiência ao trem de força. Os resultados são uma redução de até 40% do tempo de acoplamento da embreagem, permitindo trocas de marchas mais rápidas e precisas e melhor sensibilidade do pedal do acelerador. Facilita daí as manobras e arrancadas, tornando-as mais “confortáveis” e evitando eventuais trancos na transmissão do caminhão.
Novidade também nos bancos. Agora são nacionalizados, mais ergonômicos e com várias regulagens: são 11 possibilidades de regulagens para o motorista, com disponibilidades de 2 apoios de braços com regulagens de altura e o cinto de segurança integrado ao banco também, com regulagem de altura.
“Queremos levar atributos já reconhecidos do Arocs 8×4 no Brasil para os modelos 6×4, conquistando novos mercados e novos clientes”, afirma Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.
0 comentários