Ford TT: a precursora!
Ford TT completaria 105 anos e foi a precursora das picapes

A precursora das picapes da Ford. O Modelo TT iniciou uma história de sucesso para a montadora americana com esse modelo, versão utilitária do Modelo T, que criou as bases para a popularização do segmento.

O Modelo TT surgiu em um momento em que o sistema rodoviário dos Estados Unidos estava sendo expandido, graças em grande parte ao sucesso do Modelo T, e as empresas buscavam opções de veículos mais pesados, mais fortes e econômicos para as operações de transporte. Os fabricantes do segmento de reposição já ofereciam adaptações para o Modelo T – que representava metade de todos os veículos da América do Norte em 1917 – com a instalação de caçambas antes de Henry Ford aproveitar essa nova demanda.

O Modelo T foi o veículo que deu início à produção em massa da Ford, estimulada pela entrada dos Estados Unidos na Primeira Guerra Mundial. A versão picape, lançada em 1917, mantinha a cabine e o motor do antecessor, mas trazia uma estrutura mais robusta com capacidade para transportar até uma tonelada de carga útil. O Modelo TT adicionava 61 centímetros à distância entre-eixos de 3,05 metros do Modelo T. Tinha também suspensão traseira mais rígida, um eixo de tração traseiro mais durável, já usado em muitas conversões no pós-venda, rodas de madeira de estilo militar e pneus traseiros de borracha sólida.

O chassi da picape de US$ 600 podia ser personalizado com caçambas e implementos de carga disponíveis no mercado, adaptados para cada tipo de trabalho. As suas vendas acompanharam as do Modelo T. A Ford vendeu pouco mais de 200 unidades do Modelo TT no primeiro ano e no final da década de 1920 já era líder da categoria. Em 1925, a sua produção anual cresceu para mais de 260.000 unidades e a venda total chegou a 1,3 milhão em 1928, quando o Modelo TT foi substituído pelo Modelo AA, com chassi de 1,5 tonelada.

O Modelo TT abriu caminho para a primeira picape da Ford com caçamba integrada, o Modelo T Runabout, que veio em 1925, e muitos outros que se seguiram, incluindo a Ford Série F em 1948.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Diesel R5 com tudo em SP!

Diesel R5 com tudo em SP!

Petrobras dá início à comercialização de diesel com conteúdo renovável em São Paulo

25 anos de tortilhas!

25 anos de tortilhas!

Marcopolo México celebra 25 anos e anuncia produção nacional de ônibus elétricos e rodoviários

+ categorias