Vem aí o Inovathon Scania 2022
Maratona global de logística Inovathon Scania 2022 vai levar vencedores para a Suécia

Um desafio que atravessou o Atlântico. É assim que o Inovathon, maratona de logística ‘mais amada do Brasil’ realizada pela Scania desde 2016 para estudantes de universidades de todo o país, chega em sua 5ª edição. Depois de um intervalo de dois anos ocasionado pela pandemia, o programa volta com algumas mudanças que prometem ampliar os horizontes e as possibilidades para os (as) participantes. Uma dessas novidades é que, pela primeira vez, a competição será realizada simultaneamente no Brasil, na Holanda e na Suécia. “A gente também exporta boas iniciativas. Nossa Logística global está engajada em impulsionar o conhecimento em torno da inovação e da sustentabilidade em suas operações e em seu ecossistema, daí a busca por talentos e por impactar pessoas através da geração de conhecimento, networking e experiência é fundamental”, explica Patricia Acioli, responsável por Comunicação Corporativa e Sustentabilidade na Scania Latin America.

As inscrições para a maratona estão abertas e se estendem até 26 de outubro. Podem participar da competição jovens maiores de 18 anos que sejam alunos (as) universitários (as), tecnólogos (as) ou técnicos (as), com matrícula vigente em qualquer período ou curso reconhecido pelo Ministério da Educação. “Um dos principais ganhos das edições anteriores do Inovathon foi justamente o convívio de pessoas que vêm com background, cidade de origem, gênero e raça, por exemplo, diferentes. Afinal, nada mais saudável para inovar e construir caminhos para um mundo melhor do que apostar na diversidade”, diz Patricia.

O Inovathon já teve vencedores do Norte, Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste do País; estudantes de instituições como a Universidade Federal do ABC (UFABC), Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário (FEI), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Amazonas (UFA), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Federal Fluminense, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Santa Catarina, entre outras.

A iniciativa tem o objetivo de aproximar a rotina da empresa a do mundo acadêmico, mostrar os atrativos e a importância do ecossistema das cadeias de suprimento e ser mais uma forma de estimular a inovação e a sustentabilidade dentro e fora da Scania. “O Inovathon foi criado como uma trilha de conhecimento, onde do ponto de vista de experiência, ninguém perde. Só vai somando aprendizado ao longo do caminho. A equipe que chegar à final brasileira e vencer irá para a Suécia no verão de 2023 para uma imersão no mundo Scania”, ressalta Danilo Rocha, vice-presidente de Pessoas & Cultura da Scania. “Preparamos tudo de uma forma que gere valor para todos os inscritos e não apenas aos finalistas”, conta. “Este ano, vamos inserir mais conteúdo relativo à transformação digital, mostrar que tecnologia é um conceito que vai muito além das práticas de empresas de tecnologia, e vamos abraçar o conceito de circularidade em um jogo que nos desafia a criar um negócio a partir da economia regenerativa”, explica o executivo.

O pano de fundo do programa e tema do estudo de caso que os estudantes terão que encarar é logística sustentável. “Nos últimos dois anos, os impactos no fluxo das cadeias de suprimento nos mostraram inúmeras vulnerabilidades, interdependências e oportunidades de melhoria. Essa bagagem das crises recentes vai ser apresentada para os (as) participantes”, ressalta Adolpho Bastos, Vice-Presidente de Logística da Scania Latin America. 

E por falar dos últimos dois anos, “não há como imaginar fazer nada hoje em dia sem o apoio da tecnologia; não é diferente no ecossistema de transporte e logística e vamos aproveitar para colocar esse ponto em evidência para os (as) estudantes”, afirma Fabricio Babler, Diretor de IT da Scania Latin America.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
+ categorias