Do rodar ao pisar!
Paulista Morecap transforma raspas de pneus em pisos ecológicos

Até 2025, a Continental está comprometida a ter 10% das matérias-primas empregadas na produção de seus pneus oriundas de materiais reciclados. Como parte dos esforços de desenvolvimento de uma mobilidade eficiente, limpa, verde, inteligente e acessível a todos, a fabricante alemã incentiva seus parceiros comerciais a trabalharem em prol da preservação do meio ambiente.

É o caso do Grupo Morecap, parceiro da Continental Pneus por meio da MSP, revendedora de pneus de carga e passeio com sede em Mogi Mirim e unidades em Ribeirão Preto, Jaguariúna e Poços de Caldas (MG), e também da oferta das bandas de recapagem Conti Tread™ nas recapadoras da empresa. Há seis anos, a companhia abraçou a proposta da Economia Circular associando o desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, com otimização dos processos de fabricação e priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

O grupo iniciou seus trabalhos em 1993, com a fundação da Morecap Renovadora de Pneus em Mogi Mirim, São Paulo. Hoje, a empresa mantém reformadoras também nas cidades de São João da Boa Vista, Iracemápolis e Franca e recapa cerca de 36 mil pneus mensalmente.

Em 2016, com o objetivo de reaproveitar as raspas de pneus resultantes das atividades de suas reformadoras, foi criada a Morecap Moregreen Pisos, focada na fabricação de pisos ecológicos utilizados, principalmente, em academias, auto centers, playgrounds, escolas, creches e campos de futebol. Cada um m² de piso ecológico utiliza, em média, de três a cinco pneus. Mensalmente, a empresa recolhe cerca de 100 toneladas de raspas de borracha.

“Anteriormente, doávamos as raspas para terceiros. Após a realização de alguns estudos para descobrir a melhor forma de beneficiar e reaproveitar esse insumo, começamos a fabricar pisos com as raspas captadas em nossas unidades dando assim um destino final sustentável a esse material”, relembra Miguel Moreno, diretor do Grupo Morecap.

Ao longo dos últimos seis anos, a Morecap já reutilizou milhares de toneladas de raspas de borracha para a fabricação de pisos ecológicos, além de comercializar o pó para a fabricação de solado de sapatos e de asfalto.

Miguel Moreno destaca que esse projeto de economia circular adotado pela companhia vai muito além da preservação ambiental e da sustentabilidade, pois fecha o ciclo de vida de materiais e produtos ao transformar o rejeito de um processo em um insumo para outro.

“Até 2050, o mais tardar, a Continental planeja consolidar seus ciclos de produção e utilização de recursos de forma a evitar o desperdício no final da vida útil dos pneus. A economia circular será o modelo econômico do futuro, porque o lixo é apenas matéria-prima no lugar errado”, destaca Thais Oliveira, diretora de vendas de pneus de carga da Continental.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
O financiador!

O financiador!

Estudo da CNT aponta que BNDES se consolidou como principal financiador de projetos de infraestrutura de transportes e das empresas do setor no Brasil

Tarifa aprovada!

Tarifa aprovada!

ANTT aprova alteração da tarifa de pedágio na BR-101/RJ

+ categorias