Marcopolo “voando” baixo”!
Marcopolo amplia produção e dobra receita trimestral na comparação com o 3t21

Com a recuperação da indústria brasileira de ônibus, a Marcopolo registrou a fabricação de 4.079 unidades no 3T22, um crescimento de 84,6% em relação ao mesmo período de 2021.

O destaque do trimestre foi o aumento da participação de mercado no segmento de rodoviários pesados no Brasil, que está associado às atividades de turismo e linhas de longa distância. Esse mercado respondeu por 60% da produção da Marcopolo de rodoviários no país, enquanto no 3T21 foi de 11%. O bom momento refletiu no crescimento de 3,6 p.p. no market share da companhia para o segmento. No trimestre, a participação de mercado da Marcopolo na produção brasileira de carrocerias foi de 53,1% no 3T22.

O cenário de recuperação da produção brasileira de ônibus resultou em uma receita operacional líquida total de R$ 1,516 bilhão no 3T22, um incremento de 100,1% ante o 3T21. O valor representou um recorde trimestral para a companhia, com uma demonstração de mudança de ambiente de vendas e confiança dos clientes no pós-pandemia. Nos 9M22, a receita operacional líquida foi de R$ 3,626 bilhões frente ao 9M21, quando o valor total foi de R$ 2,415 bilhões, uma variação de 50,2%.

O lucro bruto consolidado chegou a R$ 232,2 milhões no terceiro trimestre de 2022, com margem de 15,3%, aumento de 222,5% em relação ao 3T21. Na comparação entre os nove primeiros meses deste ano e o mesmo período de 2021, o lucro bruto teve um incremento de 104,1% e chegou aos R$ 475,8 milhões. O resultado é justificado pelo melhor ambiente de mercado no pós-pandemia, com a evolução do mix de vendas, acréscimo de volumes de produtos com maior valor agregado e recuperação de margens por meio do repasse de custos.

 “Os resultados demonstram a recuperação da produção na indústria brasileira de ônibus no 3T22 e nos aproxima dos volumes pré-pandemia, comparados ao 3T19. A ausência de impactos significativos associados à falta de componentes e de chassis contribuiu com o crescimento acelerado das operações domésticas da Marcopolo. Essa normalização gradual traz boas perspectivas também para o 4T22”, avalia José Antonio Valiati, CFO e diretor de Relações com Investidores da Marcopolo.

Para o segmento de urbanos, as perspectivas da companhia são boas, com investimentos diretos do poder público e a venda de veículos de maior valor agregado, incluindo modelos elétricos e articulados. A exploração de novos modais também é considerada pela empresa, por meio da Marcopolo Rail.

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