Um e-Delivery no meio do querosene!
BR Aviation e Pioneiro Combustíveis começam a abastecer aeronaves no Aeroporto de Manaus com caminhão elétrico

O Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus, no coração da Região Amazônica, é o primeiro da América Latina a ter um caminhão de abastecimento de aeronaves 100% elétrico, com zero emissão. Graças à parceria entre a Pioneiro Combustíveis, a BR Aviation (unidade de negócios da Vibra Energia e marca licenciada da Petrobras) e a Volkswagen Caminhões e Ônibus, depois de um período de testes e de treinamento dos funcionários da empresa, o caminhão Volkswagen e-Delivery levará o Jet-A para os clientes BR Aviation no aeroporto internacional de Manaus. O veículo elétrico começa a operar de forma plena a partir do dia 12 de dezembro.

O principal objetivo desta união é potencializar a descarbonização do segmento da aviação e ainda ajudar a promover o desenvolvimento da Região Amazônica, em linha com as diretrizes estratégicas da BR Aviation e da Pioneiro, de focar em negócios voltados à transição rumo a fontes energéticas mais limpas e renováveis. A iniciativa abre uma possibilidade imediata, de rápida adoção, para reduzir o impacto do setor de aviação no aquecimento global.

“Sabemos que a transformação das aeronaves, seja para uso de combustível verde ou eletricidade, ainda levará algum tempo. O caminhão elétrico é resultado da busca por soluções já disponíveis, com eficácia comprovada e viabilidade econômica e operacional para reduzir as emissões desde já”, afirma Lindi Tambke, CEO da Pioneiro Combustíveis.

A aviação é responsável por cerca de 3,5% da contribuição humana para o aquecimento global, de acordo com um estudo de 2020 realizado pela Manchester Metropolitan University, publicado na revista Atmospheric Environment. Ao iniciar a adoção de caminhões elétricos para abastecimento, a BR Aviation e a Pioneiro Combustíveis se antecipam a uma das metas do programa SustenAr, lançado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para estimular melhorias em aspectos ambientais na Aviação Civil. O programa prevê, como uma das formas de estimular soluções sustentáveis, a substituição de combustíveis fósseis na frota aeroportuária terrestre.

“Iniciar uma operação inovadora, com grande potencial de transformação no setor, é a realização de um sonho. Somos apaixonados pela região amazônica e sabemos do grande potencial de repercussão das iniciativas implantadas aqui. Temos em Manaus nossa base operacional, e queremos provar que, se é possível inovar no coração da floresta, isso também é possível nos grandes centros urbanos”, explica Rolf de Sousa Tambke, Diretor de Operações da Pioneiro.

Para que o caminhão elétrico pudesse começar a operar, a EZVolt instalou no Aeroporto de Manaus um carregador com 1 ponto de recarga CCS-2, com potência de saída de 24 kW em corrente contínua, o que permite o carregamento de 80% da bateria do caminhão em até três horas.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Em expansão!

Em expansão!

Corredores azuis da Comgás contam com 33 postos de abastecimento de GNV para veículos pesados

Números satisfatórios!

Números satisfatórios!

Média mensal de emplacamentos de implementos pode confirmar  150 mil produtos neste ano

Tem mudanças na estrela!

Tem mudanças na estrela!

Mercedes-Benz do Brasil anuncia novidades na área de Vendas, mkt, e Peças & Serviços

+ categorias