Menor tempo, mais satisfação!
Operação troncal em vias exclusivas gera viagens mais rápidas e o aumento do fluxo de passageiros

Porque o BRT Sorocaba (BRTS) tem atraído tantos passageiros? A alta procura ocorre devido às vantagens de um sistema de tronco-alimentador, ônibus grandes e o trajeto mais rápido em vias exclusivas que possibilita um maior número de viagens. Em 2021, o sistema BRTS transportava 32 mil passageiros por dia. Hoje, essa marca é de 53 mil e, com a futura ativação do Corredor Oeste, a estimativa é que esse número suba para 83 mil.

O modelo troncal é aquele que liga pontos de concentração de demanda para facilitar que o passageiro chegue ao seu destino mais rapidamente. Em Sorocaba, alguns deles estão nas Avenidas Itavuvu e Ipanema, duas grandes artérias localizadas na Zona Norte, região mais populosa da cidade. Devido a vias expressas, o BRT consegue levar o passageiro em menos tempo aos terminais ou até mesmo no bairro. 

 “A eficiência do sistema pode ser notada pelas melhorias geradas no dia-a-dia do passageiro. Conseguimos transportar o passageiro da ZN até o extremo sul da cidade em até 60 minutos. Antes esse trajeto era feito em 1h30 minutos. Com o BRT conseguimos reduzir em mais de 30% o tempo de deslocamento. Outra facilidade é o uso do aplicativo Cittamobi. Quem utiliza o transporte coletivo pode acompanhar a atualização dos itinerários ainda em casa. Assim, consegue programar o horário que deseja pegar o ônibus”, ressalta Manoel Ferreira, diretor de operações da BRTS.

Além dos deslocamentos por vias exclusivas, a tecnologia embarcada e a qualidade de dados também influenciam em uma operação de alta performance.

Para manter a qualidade dos serviços para a população, a operação conta com um suporte técnico 24h por dia, sem parar. Por meio do Sistema Inteligente de Transporte (ITS), ocorre a integração de 16 soluções simultaneamente em uma única interface que auxilia a operação no controle de todas as etapas dos serviços. As informações contemplam desde o embarque do passageiro até a autonomia dos veículos.

As soluções conectam e integram as informações geradas nos terminais, estações, ônibus, catracas, câmeras, sensores, canais de som e TV até os ônibus. Uma visão macro de todo circuito impacta em mais rapidez, previsibilidade e qualidade para o passageiro. O que torna o sistema um atrativo e faz aumentar cada vez mais o número de usuários.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Diesel R5 com tudo em SP!

Diesel R5 com tudo em SP!

Petrobras dá início à comercialização de diesel com conteúdo renovável em São Paulo

25 anos de tortilhas!

25 anos de tortilhas!

Marcopolo México celebra 25 anos e anuncia produção nacional de ônibus elétricos e rodoviários

+ categorias