“Fordão” a GNV!
Comgás adota caminhão com motor GNV em suas operações

A Comgás mudou a motorização de um caminhão de sua frota que era movido a diesel e agora conta com motor 100% a gás natural veicular (GNV). A substituição do dispositivo foi realizada pela Tupy MWM e o veículo será utilizado na cidade de São Paulo em operações e serviços da distribuidora.

A troca do motor de diesel para GNV reduz de 20% a 25% a emissão dos gases do efeito estufa, o CO² (dióxido de carbono). A geração de poluentes locais e material particulado pode chegar a uma redução significativa acima de 90%. Além disso, o gás natural veicular praticamente elimina a “fumaça preta” expelida pelos motores convencionais dos caminhões.

Além de ser mais sustentável para o meio ambiente, o motor a GNV oferece uma redução significativa do custo operacional na comparação com o motor a diesel. “O gás oferece muitos benefícios, como: 10 a 15% de redução do custo por quilômetro rodado em relação ao diesel; fácil manutenção, pois 85% dos componentes são similares aos usados nos motores convencionais; abastecimento rápido; e ruído 20% menor do que a motorização a diesel”, fala Guilherme Santana Freitas, head de GNV da Comgás.

A solução da substituição do motor a Diesel por um motor 100% a gás vem atender uma demanda do mercado que ainda não tinha solução para caminhões de médio porte. O veículo foi entregue com motor novo, mantendo mesma potência e torque, todo sistema de gás instalado e documentação regularizada para o GNV.

Visando impulsionar o uso do gás em caminhões e ônibus, a Comgás realiza estudos logísticos com indústrias, transportadoras e viações, para viabilizar rotas, retorno financeiro e proporcionar operações sustentáveis, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa pela substituição do diesel. “O uso do GNV em caminhões é uma excelente alternativa para reduzir emissões, pois tem infraestrutura de abastecimento e ainda pode gerar economia no custo do km rodado”, ressalta Guilherme Santana Freitas.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Diesel R5 com tudo em SP!

Diesel R5 com tudo em SP!

Petrobras dá início à comercialização de diesel com conteúdo renovável em São Paulo

25 anos de tortilhas!

25 anos de tortilhas!

Marcopolo México celebra 25 anos e anuncia produção nacional de ônibus elétricos e rodoviários

+ categorias