• Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie
  • Home
  • Podcast
  • Contato
  • Anuncie

ZF zerou Limeira (SP)!

  • 12 de janeiro de 2023
  • por Ivo Mattos
ZF alcança a marca "aterro zero" em unidade de Limeira (SP)

A ZF alcançou, recentemente, a marca “aterro zero” na planta de Limeira, localizada no interior de São Paulo. A conquista vai ao encontro dos objetivos e metas do Grupo ZF ligados à política global de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. A unidade é uma das oito da ZF em operação no Brasil.

Para o gerente sênior de EHS – Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF, Celso Guerra, que lidera na América do Sul as atividades da empresa voltadas para o meio ambiente, “ter a marca de zero resíduos destinados a aterros sanitários mostra o empenho da empresa em tornar suas operações cada vez mais sustentáveis”.

A ação “Zero Aterro” faz parte das inciativas da área de Meio Ambiente da ZF, que conduz projetos ambientais em várias frentes, como ações para eliminar desperdícios, reutilização de materiais e recursos e economia de água e energia.

“Essa marca é resultado de um amplo trabalho de conscientização ambiental e de incentivo aos colaboradores de Limeira, começando pela coleta seletiva, que é uma responsabilidade de todos e um dos primeiros passos que contribuem para se alcançar o aterro zero. Ao adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a empresa para separar corretamente o lixo, estamos contribuindo diretamente para esse avanço”, comenta Guerra.

Com a meta alcançada, a totalidade de resíduos gerados pela fábrica é agora encaminhada para reciclagem, reutilização ou tratamentos específicos, como a blindagem, coprocessamento, em que os resíduos são triturados e transformados em combustível alternativo para produção de cimento.

Esses resíduos podem ser borras de tinta e resíduos contaminados com óleos e graxas. Além disso, os que são provenientes de lixo comum também passam pela blindagem; entre esses materiais estão isopor, borracha e embalagens metalizadas. Já para a reciclagem são destinados plásticos, papelão e sucata metálica. Até mesmo lâmpadas fluorescentes, mistas, vapor metálico, inteiras ou quebradas, bem como termômetros passam por descontaminação e reciclagem. Os resíduos orgânicos são encaminhados para compostagem. A madeira, por sua vez, é reutilizada entre as plantas ZF, e também reciclada.

  • Facebook
  • Twitter
  • LinkedIn

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias do dia

ir para notícia

ACAV de níver!

  • 12 de junho de 2026
ACAV celebra 45 anos mostrando a força da rede VWCO no Brasil
ir para notícia

Sustentabilidade e futebol!

  • 12 de junho de 2026
BRT Sorocaba lança mês da sustentabilidade em clima de copa do mundo
ir para notícia

Resfriou bem?

  • 12 de junho de 2026
Novos intercoolers ampliam cobertura da Magneti Marelli no segmento pesado

Testamos

O básico que atende!

Toro Freedom Flex é ideal para quem não precisa de tecnologia embarcada e quer uma picape honesta para o dia a dia sem ter dor de cabeça
  • Ver notícia

Entrega tudo!

O Leapmotor C10 REEV consegue entregar um belo design, conforto, uma baita autonomia e ainda tem preço extremamente competitivo. Precisa de mais?
  • Ver notícia

Sua plataforma multimídia sobre caminhões, ônibus, vans e picapes

Cadastre-se em nossa newsletter e fique informado!