ZF zerou Limeira (SP)!
ZF alcança a marca "aterro zero" em unidade de Limeira (SP)

A ZF alcançou, recentemente, a marca “aterro zero” na planta de Limeira, localizada no interior de São Paulo. A conquista vai ao encontro dos objetivos e metas do Grupo ZF ligados à política global de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. A unidade é uma das oito da ZF em operação no Brasil.

Para o gerente sênior de EHS – Meio Ambiente, Saúde e Segurança da ZF, Celso Guerra, que lidera na América do Sul as atividades da empresa voltadas para o meio ambiente, “ter a marca de zero resíduos destinados a aterros sanitários mostra o empenho da empresa em tornar suas operações cada vez mais sustentáveis”.

A ação “Zero Aterro” faz parte das inciativas da área de Meio Ambiente da ZF, que conduz projetos ambientais em várias frentes, como ações para eliminar desperdícios, reutilização de materiais e recursos e economia de água e energia.

“Essa marca é resultado de um amplo trabalho de conscientização ambiental e de incentivo aos colaboradores de Limeira, começando pela coleta seletiva, que é uma responsabilidade de todos e um dos primeiros passos que contribuem para se alcançar o aterro zero. Ao adotar pequenas atitudes na rotina e preparar a empresa para separar corretamente o lixo, estamos contribuindo diretamente para esse avanço”, comenta Guerra.

Com a meta alcançada, a totalidade de resíduos gerados pela fábrica é agora encaminhada para reciclagem, reutilização ou tratamentos específicos, como a blindagem, coprocessamento, em que os resíduos são triturados e transformados em combustível alternativo para produção de cimento.

Esses resíduos podem ser borras de tinta e resíduos contaminados com óleos e graxas. Além disso, os que são provenientes de lixo comum também passam pela blindagem; entre esses materiais estão isopor, borracha e embalagens metalizadas. Já para a reciclagem são destinados plásticos, papelão e sucata metálica. Até mesmo lâmpadas fluorescentes, mistas, vapor metálico, inteiras ou quebradas, bem como termômetros passam por descontaminação e reciclagem. Os resíduos orgânicos são encaminhados para compostagem. A madeira, por sua vez, é reutilizada entre as plantas ZF, e também reciclada.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Novas tarifas!

Novas tarifas!

Tarifas de linhas semiurbanas de diversas regiões do país são atualizadas

Quase real!

Quase real!

Honeywell melhora sua experiência de treinamento industrial com tecnologia de realidade aumentada

+ categorias