O lixo vai de elétrico!
Primeiro caminhão guindaste totalmente elétrico para coleta de lixo na Dinamarca é um Scania 25L

O primeiro Scania 25L totalmente elétrico da Dinamarca com construção combinada de guindaste e compactador para coleta de lixo está agora em uso nas ruas de Copenhague, operado pela empresa global de gerenciamento de resíduos Urbaser. Todos os componentes principais do caminhão guindaste – chassi, guindaste e compactador de resíduos – são acionados eletricamente, e o guindaste pode funcionar facilmente por um dia inteiro com uma única carga.

A principal tarefa do caminhão guindaste totalmente elétrico é esvaziar contêineres de lixo subterrâneos, localizados principalmente em torno de ruas e praças nos novos distritos da capital de Nordhavn, Sydhavn e Amager. O processo de coleta de lixo dos distritos leva os habitantes a separar seus resíduos em até 10 sacos separados e depois descartá-los em contêineres subterrâneos perto de suas casas.

Os resíduos são esvaziados com guindaste e compactados

Quando os contêineres precisam ser esvaziados, o motorista usa o guindaste elétrico para levantar os contêineres do poço de concreto em que estão. O contêiner é então balançado sobre o compactador de lixo elétrico do caminhão, após o que o fundo do contêiner é aberto para que o lixo caia no compactador, onde é compactado.

Quando o compactador está cheio de resíduos residuais, o motorista o leva a uma usina de incineração, onde é convertido em energia e aquecimento urbano. Os outros resíduos separados, como papel, papelão, metal e plástico, são levados para várias empresas de reciclagem na Grande Copenhague.

Os primeiros três meses de operação com o caminhão guindaste Scania totalmente elétrico mostraram que seu total de nove baterias com uma capacidade bruta de 297 kWh tem ampla capacidade para mais de um dia inteiro de condução. Na verdade, geralmente sobra 40% da capacidade da bateria ao final do dia, embora as baterias forneçam energia tanto para a condução do caminhão quanto para o sistema hidráulico da unidade compactadora. O guindaste é um Fassi de 24,5 t/m que funciona com sua própria bateria com tomada de força elétrica e capacidade de bateria de 86 kWh, o que também é suficiente para um dia inteiro de operação.

Antes de o caminhão guindaste elétrico entrar em operação, a Scania Denmark, em colaboração com a Urbaser, realizou uma simulação do alcance das rotas nas quais o caminhão será usado. Com caminhões elétricos, é importante adequar a operação à distância diária percorrida, ao funcionamento do guindaste e do compactador, à localização geográfica da infraestrutura de carregamento e à capacidade em relação aos sistemas de bateria do caminhão.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Um baita apoio!

Um baita apoio!

Mercedes-Benz e parceiros apoiam mulheres que querem ser motoristas de caminhão

Marco histórico!

Marco histórico!

Librelato atinge marco de 1.900 implementos vendidos para a GEES S/A

+ categorias