Sem baixar a pressão!
Por que não se deve baixar a pressão dos pneus de caminhões e implementos novos para além da recomendada

Você já deve ter visto essa cena muitas e muitas vezes nas principais estradas do país: chassis de veículos pesados inacabados ou incompletos trafegando em vias públicas. Você também já deve ter visto cavalos mecânicos novos recém-produzidos, sem reboques, sobre chassis, sem implementos rodando.

Pela ausência de carga e pela rigidez da suspensão – obviamente projetada para trabalhar majoritariamente sob carga – os motoristas desses veículos comumente baixam a pressão dos pneus para ter um rodar mais confortável, evitando que o veículo fique “pulando”. Mas será que essa prática é adequada?

Quando veículos, leves ou pesados, são produzidos, há uma prática comum na indústria de calibrar seus pneus com pressões mais altas, próximas à pressão máxima nominal. Ela evita que os pneus fiquem chatos, o chamado efeito “flatspot”, caso fiquem parados por muito tempo nos pátios.

“Acertar a pressão dos pneus em veículos novos garante a segurança e a estabilidade ao rodar, além de, obviamente, melhorar o conforto da viagem. Os pneus precisam ser calibrados de acordo com a carga que está transportando. Portanto, se ele está vazio ou até sem carroceria, fica claro que a pressão deve estar adequada a essa condição”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas.

Não se pode baixar a pressão dos pneus sem nenhum cuidado ou referência. Se a pressão estiver muito baixa, mesmo com o veículo descarregado, as distâncias de frenagem, a estabilidade e a dirigibilidade serão prejudicadas. Em casos mais extremos, danos nos pneus ainda podem ser esperados, tais como desgastes irregulares e aberturas na forma de zíper, por exemplo.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
ALMAX é 10!

ALMAX é 10!

Linha de lubrificantes ALMAX da VWCO completa 10 anos de mercado

Locação é o negócio!

Locação é o negócio!

Cabral & Sousa vê resultados e contrata mais 20 Transit por assinatura do Ford Go Frotas

Entregas finalizadas!

Entregas finalizadas!

Marcopolo finaliza a entrega de 174 ônibus para a Grupo Viação Garcia/Brasil Sul

+ categorias