Para não faltar asfalto!
Grupo de trabalho vai discutir soluções para aumento da demanda por asfalto

Visando as obras necessárias para garantir o escoamento da safra de grãos no início deste ano, o ministro dos Transportes, Renan Filho, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, reuniram-se para tratar do mercado de asfalto no Brasil. Insumo fundamental para dar andamento à construção, manutenção e revitalização de rodovias, o derivado de petróleo será objeto de um grupo de trabalho, que vai monitorar o mercado para suprir a demanda que deverá surgir com a intensificação das obras de infraestrutura em curso no país. Somente Até abril, serão investidos R$ 1,7 bilhão em estradas federais das cinco regiões do país, dentro do Plano de 100 Dias de governo.

O grupo será composto por técnicos do Ministério dos Transportes, da companhia estatal e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela execução dos empreendimentos. “Vamos criar um grupo de trabalho para atuarmos em parceria no sentido de suprir o mercado, com a intensificação das obras de infraestrutura que faremos em todo o país”, destacou o ministro Renan Filho.

Segundo a Petrobras, a empresa tem conseguido ampliar a produção do derivado nos últimos meses, inclusive superando períodos anteriores, o que deve garantir insumo no mercado. “Temos atendido aos pedidos dos nossos clientes de asfalto e estamos preparados para contribuir com os insumos necessários às obras de infraestrutura que o país tanto precisa”, afirmou o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Escoamento

Um dos eixos do Plano de 100 Dias prevê 39 ações prioritárias para facilitar o escoamento da safra agrícola de 2022/2023. Em 8 de fevereiro o pacote de empreendimentos foi entregue a integrantes da cadeia logística brasileira, um dia após o Ministério dos Transportes apresentá-lo aos ministérios de Portos e Aeroportos, da Agricultura e Pecuária, da Defesa e da Justiça e Segurança Pública.

Até abril, são prioridade intervenções nas estradas do Arco Norte – em especial as que dão acesso aos portos de Santarém (PA), Vila do Conde (PA) e Itaqui (MA) – e do Corredor Sul-Sudeste – que seguem até os de Santos (SP) e Vitória (ES).

Com informações Minfra

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