Laboratório em alta velocidade!
Copa Truck terá pela primeira vez um Meteor hibrido elétrico disputando as corridas

A Copa Truck que se inicia no próximo domingo reserva uma novidade e um pioneirismo mundial por parte da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A montadora, em parceria com as empresas CBMM, Ciser, Giaffone Electric e a R9 Competições colocam em prática o projeto Mission Zero com o primeiro caminhão hibrido elétrico do mundo correndo pelas pistas.

O modelo em questão é um Meteor com motores a combustão e elétrico. O primeiro gera cerca de 900 cv de potencia enquanto o elétrico é capaz de gerar mais 100 cv, no auxilio ao primeiro. A integração eletrônica do veículo utiliza de forma inteligente e sincronizada ambos os sistemas de tração (elétrica e combustão), junto com um sistema de regeneração de energia durante a frenagem, o já conhecido Kers para recarregar as baterias. O caminhão será pilotado por Felipe Giaffone na Copa Truck, um dos mais importantes circuitos de automobilismo do país.

Importante ressaltar que, apesar do bruto ter condições de até ter vantagens em relação a acelerações saindo de baixa velocidade (principalmente devido ao torque instantâneo do motor elétrico), a competição servirá mais como laboratório em que novas tecnologias serão exploradas e testadas em condições extremas. O veículo foi pensado nos detalhes com um pacote de trem de força e demais componentes que levam à redução do consumo de combustível e das emissões. Lembrando que a competição reserva uma série de mudanças nesse veículo a cada prova para que todos tenham as mesmas condições e tenham veículos equivalentes).

“A Volkswagen Caminhões e Ônibus demonstra, mais uma vez, seu pioneirismo no desenvolvimento de novas tecnologias, apoiando tecnicamente essa iniciativa que busca o avanço da categoria Copa Truck rumo à neutralização das emissões de carbono dos veículos, promovendo uma competição mais sustentável”, explica Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Agora estabilizou!

Agora estabilizou!

Preço do GNV registra estabilidade na Região Sudeste na primeira quinzena de maio

E a Scania é 500 mil!

E a Scania é 500 mil!

Montadora celebra 500 mil caminhões produzidos no Brasil com modelo 460 R Super personalizado

+ categorias