Entraram em teste nesta semana – na capital San Salvador e região metropolitana – aproximadamente 65 radares doppler, tecnologia de última geração para melhorar o tráfego, reduzir acidentes mediante quatro módulos de infrações: velocidade acima do permitido, avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e uso indevido da faixa.
O departamento de trânsito de El Salvador também importou do Brasil 9 balanças de pesagem em movimento WIM( Weigh In Motion) para otimizar o tráfego de caminhões. Os equipamentos integram o programa “Sistema Centralizado e Integrado de Gestão da Mobilidade em El Salvador”.
Aliado aos equipamentos está um software para gerenciamento, inteligência e análise de dados, que será integrado aos órgãos de transporte e segurança. O objetivo é administrar todas as informações recebidas pelos equipamentos e gerar relatórios que irão contribuir com a melhoria da engenharia de tráfego.
O especialista em mobilidade, Guilherme Araújo, que também é diretor-presidente da Velsis, empresa brasileira fabricante de tecnologia em mobilidade e que será responsável pela instalação dos sistemas, conta que a tecnologia auxiliará as autoridades de El Salvador a planejar a mobilidade para as próximas décadas, além de reduzir o número de acidente e mortes no trânsito, já que os radares conseguem emitir dados referentes a deslocamento, velocidade média, tempo médio de percurso, entre outros.
“A partir dos dados gerados pelos radares é possível comprovar uma redução média de até 35 vezes no comportamento irregular dos condutores em locais em que os equipamentos estão instalados”, afirma Guilherme.
0 comentários