Nos últimos anos, mais de 90 mil veículos foram autuados pela CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), pelo excesso de emissão de fumaça preta. Atualmente o valor da multa é de R$ 1.745,40.
Em parceria com a FETCESP, por meio do Programa Despoluir do SEST SENAT, o SETCESP oferece o agendamento e realização do teste de opacidade de forma gratuita para associados.
O serviço mede a emissão de poluentes gerados por veículos de carga, com o objetivo de garantir uma boa qualidade do ar, e reduzir multas e gastos com manutenção corretiva da frota.
Após o agendamento, um técnico é direcionado até a empresa para realizar o teste. Nesta inspeção, é possível saber quanto o veículo libera de partículas à medida que acelera, de acordo com a quantidade de fumaça emitida. Caso o veículo esteja dentro dos padrões estabelecidos pelo Decreto nº 54.487/2009, que determina o controle da poluição no estado de São Paulo, o técnico emitirá um laudo atestando a regularidade, e o veículo receberá ainda um Selo de Aprovação do Despoluir.
O teste ainda avalia as condições do motor e a eficiência do programa de manutenção preventiva dos veículos.
0 comentários