Bogotá roda de Allison!
Allison equipa ônibus a Gás Natural Comprimido no Sistema de Transporte Urbano da Colômbia

A Allison Transmission, projetista e fabricante líder de soluções de propulsão de veículos convencionais e eletrificados e a maior fabricante global de transmissões totalmente automáticas para veículos comerciais e de defesa, anuncia que, pela primeira vez, as empresas Organización SUMA S.A.S. e Consorcio Express S.A.S., entre as maiores da Colômbia, estão recebendo 263 novos ônibus Scania F280 movidos a gás natural comprimido (GNC) equipados com transmissões totalmente automáticas Allison da Série Torqmatic®.

Os primeiros ônibus Scania F280 4×2 Euro VI com motor dianteiro a GNC equipados com transmissões totalmente automáticas Allison T375R estão entrando em serviço no Sistema Integrado de Transporte Público TransMilenio de Bogotá (SITP), na Colômbia. Os operadores salientam que as transmissões Allison conseguem compensar a grande altitude da cidade, que está a 2.600 metros acima do nível do mar.

As transmissões automáticas Allison combinam com perfeição com motores movidos a gás. Os veículos a gás natural equipados com Allison tem o desempenho maximizado ao mesmo tempo em que reduzem as emissões e os níveis de ruído do motor, levando a uma melhor experiência para motoristas e passageiros.

Os ônibus Scania totalmente automáticos têm se mostrado eficientes nas mais variadas situações topográficas da cidade e demonstraram excelente capacidade de partida em aclives com inclinações superiores a 20%. Os novos ônibus equipados com a transmissão T375R também superaram as expectativas de economia de combustível.

O novo modelo com carroceria de nove metros, com capacidade para 50 passageiros, opera com desenvoltura em áreas urbanas que exigem veículos menores sem sacrificar a sustentabilidade, tanto econômica quanto ambiental. Esse veículo mais curto recebeu uma transmissão totalmente automática Allison T375R, que vai acoplada ao motor movido a GNC de 283,8 cavalos de potência, e foi projetado especificamente para trafegar por vias íngremes, bairros com ruas estreitas e áreas centrais. A configuração de ônibus Euro VI de nove metros, movida a GNC e equipada com transmissão automática Allison, está sendo utilizada pela primeira vez em Bogotá e no mundo.

Uma das compradoras dos novos veículos, a Organización SUMA S.A.S, que possui uma frota de mais de 1.000 ônibus que circulam em vários países da América Latina, além de ser uma das maiores operadoras de transporte público de passageiros da Colômbia. O grupo recebeu recentemente 55 ônibus F280 GNC com transmissões automáticas Allison T375R. As novas unidades atuam como alimentadores do Bus Rapid Transit (BRT) em Bogotá, além de operar em cidades como Cartagena e Cali.

Já o Consorcio Express S.A.S. começou a operar outras 208 unidades em janeiro de 2023, totalizando os 263 novos ônibus Scania GNC equipados com Allison que foram entregues para renovar as frotas dessas empresas. Principal operador do transporte coletivo da Colômbia o Express conta com uma frota de aproximadamente 2.000 veículos de diversos tamanhos e aplicações, opera em várias cidades do país. As operadoras do Sistema Integrado de Transporte Público TransMilenio de Bogotá (SITP) também contam com 562 ônibus Scania F340 HA Biarticulados equipados com câmbio automático Allison B516R, além dos modelos Hino FC9J com Allison T2200 e quase 1.000 ônibus Bluebird e Thomas com a transmissão Allison B300.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Diesel R5 com tudo em SP!

Diesel R5 com tudo em SP!

Petrobras dá início à comercialização de diesel com conteúdo renovável em São Paulo

25 anos de tortilhas!

25 anos de tortilhas!

Marcopolo México celebra 25 anos e anuncia produção nacional de ônibus elétricos e rodoviários

+ categorias