Ônibus, café, queijo e vinho!
FRESP coloca em prática Projeto do Turismo Rodoviário que trabalha o reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado de turismo

Reaproximar o mercado de turismo, organizadores e viajantes por meio do ônibus. E mais, por meio do fretamento, importante modalidade de transporte que oferece facilidades e otimiza o dia a dia seja do turista ou mesmo o trabalhador. Essa é a ideia da Fresp  (Federação das Empresas de Transporte de Passageiros por Fretamento do Estado de São Paulo), que já iniciou o roteiro Café, Queijo e Vinho em Espírito Santo do Pinhal”, no interior de São Paulo.  

A proposta, inédita pela localização e combinação das iguarias, é uma das etapas do Projeto do Turismo Rodoviário da Federação que trabalha o reposicionamento e reaproximação do turismo rodoviário com o mercado de turismo, organizadores e viajantes. Ela foi desenvolvida para mostrar aos empresários e trade turístico que o Estado de São Paulo oferece inúmeras oportunidades para explorar o turismo em diferentes frentes.

Regina Rocha, diretora executiva da FRESP, destaca que o desenvolvimento deste roteiro vem de encontro com a proposta do projeto que é fazer com que o trade turístico e turistas atualizem sua imagem frente às viagens por equipamentos rodoviários. “Há uma infinidade de destinos turísticos que podem ser explorados por grupos de turistas que apreciam bons momentos, ótima gastronomia e experiências únicas que, talvez, não conseguiriam vivenciar de forma plena se fizessem por conta própria”, afirma.

Nos últimos anos o mercado do turismo teve muitas mudanças, em decorrência da pandemia da Covid-19 e o perfil de quem viaja, bem como suas escolhas também foram afetadas pelos acontecimentos. O consultor da FRESP e responsável pela elaboração do roteiro, Fábio Pozati, explica que por conta da crise sanitária os turistas estão optando por viagens mais próximas da capital paulista, em meio à natureza, enaltecendo a ruralidade e que ofereçam boas experiências gastronômicas.

“Trata-se de novos mercados que demandam novos roteiros e, por assim dizer, novos equipamentos, portanto, esse roteiro foi pensado justamente em proporcionar uma vivência de tudo isso que o novo turista busca”, afirma.

O roteiro

O roteiro “Café, Queijo e Vinho” foi desenvolvido em parceria com a Agência Receptiva Pé de Serra, com a proposta de mostrar um novo tipo de experiência em viagens rodoviárias em Espírito Santo do Pinhal e São João da Boa Vista, dois destinos paulistas que se destacam pelaprática do eno e gastroturismo.

A proposta marca o encerramento do minicurso oferecido pela FRESP de capacitação do Projeto do Turismo Rodoviário e servirá como um interessante estudo de caso para que os associados participantes do curso possam oferecer novas ideias, experiências e equipamentos inovadores e diferenciados para os seus clientes – sejam eles organizadores de viagens ou turistas.

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