A Nova Bus acaba de fechar um contrato para fornecer até 1.229 ônibus elétricos na província de Quebec, no Canadá. Os ônibus elétricos LFSe+ 12m serão entregues em três anos a partir de 2025 e contarão com o sistema modular de propulsão elétrica GEN 3 da BAE Systems.
O contrato inclui um pedido inicial de 339 LFSe+ e opções para mais 890 unidades – para entrega em cidades da província de Quebec. O fornecimento foi vencido pela operadora Société de Transport de Montréal (STM) atuando em colaboração com a Association du transport urbain du Quebec (ATUQ*).
De acordo com a Nova Bus, o contrato é o pedido único mais significativo de ônibus elétricos na história da América do Norte’. O pedido inicial de 339 unidades envolve o valor de 583 milhões de dólares canadenses e a opção de mais 890 ônibus representa outros 1,531 bilhão de dólares canadenses. No total, o fornecimento das 1.229 unidades alcançará o valor de 2,114 bilhões de dólares canadenses.
O ônibus Nova Bus LFSe+ é um modelo elétrico urbano de 12,2 metros de comprimento, com bateria de longo alcance. O veículo representa uma solução de mobilidade inteligente que combina a plataforma Nova Bus LFS, uma estrutura durável e comprovada que facilita o acesso para pessoas com mobilidade reduzida, com as mais recentes inovações em eletromobilidade e segurança.
Os ônibus LFSe+ serão entregues em um período de três anos a partir de 2025. As estruturas (frames) dos veículos serão construídas na unidade de Saint-François-du-Lac e os ônibus serão montados nas instalações de Saint-Eustache, na província de Quebec.
Todos os modelos LFSe+ Nova Bus serão equipados com os mais recentes sistemas elétricos de acionamento e controle da BAE Systems, o GEN3. A diferença entre o LFSe+ e o LFSe é o alcance, sendo que o primeiro pode oferecer maior capacidade de bateria e, portanto, alcance.
0 comentários