Notícias boas começam no mercado de caminhões brasileiro. A produção nacional de nossas montadoras teve um crescimento de 15.7% em relação ao mês de abril, de acordo com os números da Anfavea. Foram produzidas 8.392 mil unidades ante 7.255 mil do quarto mês do ano.
A leve retomada em maio, no entanto não foi forte o suficiente para contrabalançar o total do ano. Se somados, a produção teve 40.144 unidades, recuo de 31.3% quando saíram das fábricas 58.402 caminhões.
A razão, além da falta de componentes, que persiste um pouco, se dá principalmente pelas baixas vendas dos modelos Euro 6, sabidamente mais caros no mercado a partir deste ano. “esperamos que as vendas comecem a aumentar naturalmente a partir de agora porque não temos mais produção de Euro 5 e os estoques estão no fim. Seguimos com luz amarela ligada porque o mercado está resistindo à chegada do Euro 6”, coloca Gustavo Bonini, vice presidente da Anfavea, explicando que apenas 17,1% do total vendido foi de veículos fabricados em 2023, ou seja, Euro 6.
0 comentários