Agora esta ficando cada vez mais fácil. Bom, “fácil” não seria a melhor definição. Mas que as montadoras estão correndo atrás para democratizar e consolidar os veículos elétricos estão. E a Mercedes-Benz é exemplo disso. Seu chassi e-O500U já está credenciado junto ao BNDES para financiamento via Finame – Baixo Carbono, linha especial criada para incentivar as empresas de máquinas e equipamentos a adotar a solução de eletromobilidade em suas frotas. Para tanto, o veículo atende ao índice de conteúdo local exigido pelo BNDES.
Para chegar a esse conteúdo, o eO500U recebe diversos elementos produzidos pela Empresa no Brasil, como a estrutura do chassi, itens elétricos e as baterias, fornecidas pela BorgWarner e produzidas em sua fábrica de Piracicaba (SP). O credenciamento da Mercedes-Benz também leva em conta outros fatores, como os índices qualificadores, investimento no País, treinamentos de capacitação e especialização, exportações, mão-de-obra e outros.
“Esta é a primeira vez que nossa Empresa participa de um case carbono zero”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Continuaremos investindo gradativamente na nacionalização do produto, visando, dessa forma, aumentar o conteúdo local e desenvolver a indústria da mobilidade elétrica no País”.
“O credenciamento do eO500U é de extrema importância. O BNDES é um aliado forte das empresas de transporte para financiamento de ônibus e renovação de frota, o que é ainda mais relevante no caso dos elétricos”, diz Leoncini. “Esse apoio é imprescindível para que o Brasil avance no campo da eletromobilidade e da descarbonização, o que trará benefícios ao meio ambiente e à qualidade do ar nas cidades”.
As primeiras unidades do eO500U começam a ser produzidas em série neste mês de junho. Assim, passam a fazer parte da programação da moderna Linha de Produção de Chassis de Ônibus da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil em São Bernardo do Campo (SP), que se destaca por conceitos e processos da Indústria 4.0.
0 comentários