E só de gás andarás!
Scania apresenta G410 X-gás com autonomia de 900 km. Veículo tem 16 cilindros para abastecimento

Enquanto a montanha não vem a Maomé, Maomé foi até a montanha. De olho em uma maior amplitude de operação com caminhões a gás GNV ou Biometano, a Scania foi lá e “tacou” mais cilindros em seu caminhão e agora o modelo G410 batizado de X-gás quase vai do Oiapoqué até o Chuí. Brincadeira a parte, o veículo apresenta a grande novidade de alcançar 900 quilômetros de autonomia.

Se levarmos em consideração que a rede de abastecimento para caminhões com alta vazão no país ainda está só deixando de engatinhar, a montadora tem toda a razão em se antecipar e aumentar a autonomia de seus veículos. O modelo em questão é um 8×2 com chassi rígido. E aí outra novidade: vai possibilitar puxar Romeu e Julieta. Com o implemento, o transportador pode levar 16 pallets no primeiro conjunto e 14 no segundo conjunto.

São oito cilindros com capacidade de 118l e outros oito de 95l, totalizando 406 metros cúbicos de gás

E para deixar o G410, que possui um bom torque de 2.000 N.m, com essa autonomia, a Scania colocou mais 8 cilindros de gás (os atuais 340cv e 410cv tem quatro cilindros com autonomia de 400 km), perfazendo um total de 16 cilindros. São oito cilindros com capacidade de 118l e outros oito de 95l, totalizando 406 metros cúbicos de gás no chassi longo com entre-eixos de de 6.950mm.

“O Scania X-gas é um orgulho para a engenharia brasileira da marca e um projeto que pretende mudar o perfil do transporte mais sustentável no país. Já estamos fazendo sucesso com os modelos de 410cv, vendidos desde 2019. A partir do último trimestre do ano, este novo modelo já poderá ser vendido, seguindo todas as normativas de homologação. Mas, a partir de agora já podemos receber encomendas”, afirma Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Scania Operações Comericais Brasil.

A montadora desde 2019 já vendeu mais de 700 veículos a gás aqui no Brasil e a novidade já poderá ser encomendada no final deste ano, quando ganha um espaço definitivo na linha de montagem da planta de São Bernardo do Campo. A montadora revelou ainda que para o ano que vem já prepara um cavalo mecânico com 460 cv de potencia para puxar 74 ton no lombo. Com certeza o gás veio para ficar!

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Excelente marca Ipiranga!

Excelente marca Ipiranga!

Projeto Saúde na Estrada da Ipiranga completa 700 mil atendimentos em 16 anos de programa

Um lote de “responsa”!

Um lote de “responsa”!

Volkswagen Caminhões e Ônibus conquista seu maior lote no Caminho da Escola com 5.600 veículos

+ categorias