Sem tempo ocioso!
Telemetria reduz até 35% do tempo ocioso de veículos de indústria do Nordeste

A busca por eficiência energética, maior produtividade e redução de custos é preocupação inerente no setor de logística. Por isso, o uso de recursos tecnológicos sofisticados estão entre as tendências em gestão de frota. Inteligência artificial e análise de dados, incluindo aí telemetria e videometria; e a adoção de sistemas computacionais em nuvem e aparatos de cibersegurança estão entre essas tendências.

A análise é da Infleet, startup brasileira de gestão de frotas com captação de investimentos nos últimos anos da ordem de mais de R$ 7 milhões. De acordo com o CEO da empresa, Victor Vilas Boas Cavalcanti, estudos de casos realizados com clientes do Super App Infleet traduzem em indicadores os benefícios proporcionados. É, por exemplo, o que ocorreu com a Ceará Cerâmica, fabricante de produtos da construção civil com sede na região metropolitana de Fortaleza.

Com quase 50 anos de atuação, a Ceará Cerâmicas é uma das principais empresas da área, no Nordeste. Ano passado, começou a utilizar o Super App Infleet. Com isso, passou a dispor de acompanhamento em tempo real dos dados dos veículos de sua frota, bem como das informações precisas das rotas cumpridas e do comportamento dos motoristas – funcionalidades disponíveis e acessíveis pelo celular, na palma da mão.

No primeiro quadrimestre deste ano, a empresa diminuiu em 35% o tempo ocioso da frota, em comparação com quadrimestre imediatamente anterior. A quilometragem percorrida também foi reduzida, em 16%, sem prejuízo à demanda de trabalho.

“Conclusão: a empresa teve maior demanda de eventos de transporte, cumpridos, reduzindo-se tempo ocioso e a quilometragem total percorrida. Isso significa menos custos, mais eficiência”, avalia Cavalcanti.

O caso da indústria cearense de cerâmicas se soma a outro, no Nordeste, recentemente estudado pela Infleet – o da Cobesa, distribuidora da Coca-Cola no Maranhão. A empresa se tornou usuária da solução da startup em 2021. O tempo ocioso da frota, de 35 veículos, caiu 25%.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
Revitalizada!

Revitalizada!

DNIT executa revitalização na BR-158/GO, em Jataí

Passagem liberada!

Passagem liberada!

DNIT libera parte inferior de viaduto em Eldorado do Sul na BR-290/RS

Revisando o frete!

Revisando o frete!

ANTT anuncia Tomada de Subsídios para rever regras de Piso Mínimo de Frete

+ categorias