Asfalto sustentável!
Petrobras obtém autorização para comercializar novo tipo de asfalto mais sustentável

A Petrobras obteve autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para a comercialização de um novo asfalto sustentável, ideal para serviços de reciclagem na pavimentação: o chamado CAP Pro AP (Cimento Asfáltico de Petróleo de Alta Penetração).

O produto pode ser usado na produção de concreto asfáltico para pavimentação com cerca de 25% de conteúdo reciclado, incorporando o conceito de economia circular. Teores maiores de conteúdo reciclado podem ser usados em conjunto com o CAP Pro AP, a depender das condições de projeto do pavimento. Por suas características, integra uma nova geração de produtos mais sustentáveis da Petrobras, em linha com a transição para o futuro de baixo carbono.

Por ter menor rigidez e composição química ajustada para auxiliar na renovação de asfaltos envelhecidos, o CAP Pro AP pode ter amplo uso na reciclagem de pavimentos, eliminando a necessidade de agentes “rejuvenescedores” de custo elevado.

De acordo com o diretor de Processos Industriais e Produtos da Petrobras, William França, “o CAP Pro AP está sendo produzido com a capacidade instalada de refino, sem a necessidade de grandes investimentos para viabilizar sua produção. A Petrobras está posicionada para gerar produtos mais sustentáveis”.

Além do uso direto na pavimentação com tecnologias de reciclagem, dadas as suas características físico-químicas, o CAP Pro AP também tem propriedades adequadas para compor os insumos para a produção de asfaltos de alto desempenho para rodovias, tais como os Asfaltos Modificados por Polímeros (AMPs) e Asfaltos-Borracha (ABs). Nessa mesma linha, também facilita a produção de Emulsões Asfálticas (EAs) e produtos para impermeabilização (na produção de mantas, fitas e tintas seladoras, entre outros asfaltos industriais vinculados a usos na construção civil), trazendo benefícios para todo o setor.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
ALMAX é 10!

ALMAX é 10!

Linha de lubrificantes ALMAX da VWCO completa 10 anos de mercado

Locação é o negócio!

Locação é o negócio!

Cabral & Sousa vê resultados e contrata mais 20 Transit por assinatura do Ford Go Frotas

Entregas finalizadas!

Entregas finalizadas!

Marcopolo finaliza a entrega de 174 ônibus para a Grupo Viação Garcia/Brasil Sul

+ categorias