Ponta Grossa anda de GNV!
Scania e Compagas iniciam testes de ônibus GNV na cidade de Ponta Grossa (PR)

A Compagas em conjunto com Scania e em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa (PR), iniciaram nesta semana uma demonstração com um ônibus 100% movido a gás natural, que passa a integrar o transporte coletivo no município pelos próximos 30 dias. A demonstração faz parte do projeto ligado à mobilidade urbana mais sustentável, que vem sendo desenvolvido nas principais cidades do Paraná, e que tem por objetivo certificar os indicadores de eficiência, em especial, a redução nas emissões de poluentes na utilização do veículo e a contribuição para as metas de sustentabilidade.

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Silveira Schmidt, destaca a importância do projeto para o município. “A realização desse teste faz parte dos esforços da Prefeitura para oferecermos um sistema de transporte cada vez melhor para a população. Agradecemos de antemão a Compagas e a Scania, que trouxeram esse ônibus, que pode transportar quase 90 pessoas, tem ar-condicionado e utiliza um combustível mais sustentável, o que é ótimo para o meio ambiente. Tenho certeza que a população irá gostar muito dessa tecnologia e de todas as novidades que estão incluídas neste veículo.”

A ação em Ponta Grossa é a quarta realizada em 2023 pelo projeto coordenado pela Compagas e a Scania. As primeiras demonstrações foram realizadas na Região Metropolitana de Curitiba, com o Governo do Paraná, e na capital, com a Prefeitura de Curitiba, entre março e maio. Durante todo o mês de junho, o mesmo veículo rodou em Londrina (PR), sendo abastecido 100% com biometano, na primeira experiência do tipo da história do Brasil numa completa operação real. Nos três locais foi mostrada a viabilidade da utilização do veículo a gás em linhas complexas e extensas, garantindo a autonomia e a menor emissão de poluição na atmosfera.  

O ônibus em demonstração percorrerá diferentes linhas. O objetivo é que ele passe pelas principais vias de Ponta Grossa e atenda a um número maior de pessoas de diferentes perfis. O veículo 100% a gás se somou à frota da Viação Campos Gerais (VCG) e vai operar de segunda a sábado, entre os horários dos ônibus convencionais que passam pelos terminais Nova Rússia, Uvaranas, Central e Oficinas. “A VCG considera de fundamental importância essas iniciativas, que consideram combustíveis alternativos, como é o caso deste veículo a gás da Scania. A partir desse teste teremos condições de avaliar a performance e o desempenho para analisar a viabilidade de implantação”, destaca Rodrigo Venske, diretor de Relações Institucionais da VCG.

Compartilhe essa matéria em suas redes sociais

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ dessa categoria
ALMAX é 10!

ALMAX é 10!

Linha de lubrificantes ALMAX da VWCO completa 10 anos de mercado

Locação é o negócio!

Locação é o negócio!

Cabral & Sousa vê resultados e contrata mais 20 Transit por assinatura do Ford Go Frotas

Entregas finalizadas!

Entregas finalizadas!

Marcopolo finaliza a entrega de 174 ônibus para a Grupo Viação Garcia/Brasil Sul

+ categorias