As ruas de Campinas, no interior paulista, vão receber o primeiro caminhão elétrico das Américas a ser utilizado no transporte de cilindros de gases industriais da Air Liquide. O novo veículo vai substituir o uso de veículo movido a diesel e estima-se que, com a mudança, até 38 toneladas de gás carbônico (CO2) deixem de ser lançadas à atmosfera anualmente.
O caminhão elétrico será utilizado para transportar cilindros envasados na unidade da Air Liquide em Campinas e entregues na região de Paulínia. O veículo é um caminhão urbano que possui bateria com potência de 97 kWh e autonomia para percorrer 200 quilômetros.
A iniciativa está alinhada aos objetivos globais da Air Liquide, com o plano Advance, para a redução de suas emissões de carbono. A meta do Grupo é diminuí-las em 33% até 2035 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. No Brasil, além do uso do caminhão elétrico para a entrega de cilindros, outra medida que deve ser implantada com essa finalidade é o uso de energia 100% renovável na filial de Campinas.
Marcelo Alcântara, Gerente Executivo de Marketing da Air Liquide. “Este primeiro veículo elétrico que vamos começar a utilizar na logística de gases industriais é a concretização de um projeto que, desde o início, foi inteiramente pensado sob o viés da sustentabilidade. Esperamos que a proposta se multiplique e inspire outras iniciativas para a descarbonização da atividade industrial, em seus diversos segmentos”.
0 comentários